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dc.contributor.authorSantos, Douglas Augusto Lima-
dc.date.accessioned2023-01-13T16:19:45Z-
dc.date.available2023-01-13T16:19:45Z-
dc.date.issued2022-11-17-
dc.identifier.citationSANTOS, Douglas Augusto Lima. Novos cruzos em um rolê epistemológico para experivivenciar as encruzilhadas museológicas da Casa de "Culturas Populares" Zé Candunga. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Campus de Laranjeiras, Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16953-
dc.description.abstracthis article proposes to analyze the relationship between the process of musealization of Popular Cultures and the identity references of the Mestres and Mestras of the city of Laranjeiras (SE), from the Casa do Folclore Zé Candunga, aiming to understand, their social functions, objectives and the relationship with the knowledge and practices of these Masters and the local Mistress, projecting to the visiting public and the local community a sense of being a primordial granary of this plural type of manifestations. Casa Candunga arises in a context in which an expansion of the local cultural valorization was thought, through the projection process inaugurated in 2005, with the objective of creating a museum space that would dialogue with the theme in the city. From a methodological path based on document analysis, dialoguing with concepts of Cultural Studies and Social Museology, we establish a diagnosis and a rational systematization of the documentation accessed as an integral part of the proposed objectives as a way of understanding the role of the House in folklore, cultural development and identity of its community in the museological perspective.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectMuseologiapor
dc.subjectFolclorepor
dc.subjectCultura popularpor
dc.subjectMuseuspor
dc.subjectHouse of Folkloreeng
dc.subjectZé Candungaeng
dc.subjectMusealization;eng
dc.subjectPopular Cultureseng
dc.titleNovos cruzos em um rolê epistemológico para experivivenciar as encruzilhadas museológicas da Casa de "Culturas Populares" Zé Candungapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.advisor1Aguiar, Fernando José Ferreira-
dc.description.resumoO presente artigo propõe analisar a relação existente entre o processo de musealização das Culturas Populares e os referenciais identitários dos Mestres e Mestras do município de Laranjeiras (SE), a partir da Casa do Folclore Zé Candunga, visando compreender, suas funções sociais, objetivos e a relação com os saberes e fazeres desses Mestres e Mestras locais, projetando para os públicos visitantes e a comunidade local, o pertencimento a essas manifestações culturais. A Casa Candunga surge num contexto em que se pensava numa ampliação da valorização cultural local, pelo processo de projeção inaugurada no ano de 2005, com o objetivo de criar um espaço museológico que dialogasse com a temática na cidade. A partir de um percurso metodológico pautado na análise documental, dialogando com conceitos dos Estudos Culturais e da Museologia Social estabelecermos um diagnóstico e uma sistematização racional da documentação acessada como parte integrante dos objetivos propostos visando compreender o papel da Casa no desenvolvimento folclórico, cultural e identitário da sua comunidade na perspectiva museológica.pt_BR
dc.publisher.departmentDMS - Departamento de Museologia – Laranjeiras - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localLaranjeiraspt_BR
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