Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16962
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: O cenário da violência em Aracaju de 2010 a 2021: do mito da “cidade da qualidade de vida” à realidade da cidade violenta
Autor(es): Jesus, Christiane Freitas Pinheiro de
Data do documento: Out-2022
Resumo: Falar de violência significa lidar com um termo ambíguo, amplo, multicausal e complexo. A etimologia da palavra vem do latim “violentia” e nos remete a vis (força, vigor, emprego de força física ou os recursos do corpo em exercer a sua força vital). Segundo Zaluar (1999), torna-se violência quando ultrapassa um limite ou perturba acordos tácitos e regras que ordenam relações, adquirindo carga negativa ou maléfica. Torna-se complexa em sua representação por ser a percepção do limite e da perturbação (e do sofrimento que provoca) que vai caracterizar um ato como violento, percepção esta, que varia cultural e historicamente (ZALUAR, 1999, p. 8). Porém, embora exista certa dificuldade na sua delimitação, muitos dos termos envolvidos nas tentativas conceituais apresentam-se como eminentemente sociológicos, a exemplo da noção de coerção ou força, do dano causado a indivíduos ou grupo de determinada classe social, gênero ou etnia. Para Michauid (1989), a violência ocorre quando, em uma situação de interação, um ou vários atores agem de maneira direta ou indireta, maciça ou esparsa, causando danos a uma ou a mais pessoas em graus variáveis, seja em sua integridade física, seja em sua integridade moral, em suas posses, ou em suas participações simbólicas e culturais.
Palavras-chave: Violência
Aracaju (SE)
Qualidade de vida
ISSN: 2526-3013
Parte de : Anais do IV Seminário Nacional de Sociologia da UFS: Desafios contemporâneos da sociedade brasileira e o futuro da sociologia
Idioma: por
Sigla da Instituição: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)
Citação: JESUS, C. F. P. O cenário da violência em Aracaju de 2010 a 2021: do mito da “cidade da qualidade de vida” à realidade da cidade violenta. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 4., 2022, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2022.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16962
Aparece nas coleções:GT 01 – O futuro da vida nas cidades: desafios do con-viver

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CenarioViolenciaAracaju.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.