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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Empreendedorismo materno como escolha profissional : histórias de vida
Autor(es): Costa, Deise Araujo Chagas
Data do documento: 26-Ago-2022
Orientador: Corrêa, Rúbia Oliveira
Resumo: Diante da necessidade de se estabelecerem socialmente, enfrentarem as disparidades salariais entre gêneros e melhor gerenciar a tripla jornada de trabalho, que cobra serem ótimas mães e donas de casa, para além da sua atuação profissional, muitas mulheres passaram a empreender. Este estudo concentra-se em mulheres que empreendem e dedicam-se também à maternidade, fenômeno nomeado de mumpreneurs (Empreendedorismo Materno). As mães empreendedoras estão desbravando novos caminhos em suas práticas de negócios, redefinindo suas identidades empreendedoras em busca de congruência entre seus papéis de boas mães e mulheres de negócios, tornando necessários os estudos acerca desse fenômeno. Frente a esse desafio, Breen e Leung (2020) propuseram um modelo conceitual que oferece uma perspectiva inicial para a compreensão da carreira empreendedora, localizando as mães empreendedoras dentro de seus contextos relacionais. A lente relacional oferece uma explicação de como os contextos relacionais influenciam a escolha pelo empreendedorismo, moldam as percepções de oportunidades, influenciam as escolhas, a forma e o processo de expansão dos negócios ao longo do tempo. No entanto, esse modelo carece ser mais bem apreciado, frente a essa possibilidade, este estudo tem por objetivo analisar, com base no modelo conceitual de Breen e Leung (2020), como o contexto relacional, as escolhas e os resultados relacionais colaboram para que mulheres, em Aracaju, optem por empreender após a maternidade. Quanto aos procedimentos metodológicos, a abordagem foi de natureza qualitativa e exploratória. A pesquisa foi conduzida com o auxílio do método biográfico de história de vida oral. Os dados foram coletados com o auxílio de entrevistas em profundidade e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Após averiguação dos achados, foi possível constatar na prática a existência das relações propostas pelo modelo conceitual de Breen e Leung (2020). De forma particular, o contexto relacional destacou o quanto a maternidade e familiares podem influenciar na decisão de mulheres por empreender após tornarem-se mães, escolha que esteve alinhada com os valores pessoais dessas mumpreneurs. Sobre as escolhas relacionais, as mães empreendedoras obtiveram o apoio familiar necessário para sustentar a decisão profissional. Os resultados alcançados com a mudança profissional desconstruíram a ideia de sucesso relacionado apenas a ganhos financeiros, de modo que esses resultados foram extensivos aos filhos e familiares das entrevistadas.
Abstract: Faced the needing of establish socially themselves, confronting the salary disparities between genders and better manage the triple working schedule, which requires being great mothers and housewives, besides their professional performance, many women started to undertake. This study focuses on women who undertake and are also dedicated to motherhood, a phenomenon called mumpreneurs (Maternal Entrepreneurship). Entrepreneurial mothers are breaking new ground in their business practices, redefining their entrepreneurial identities in search of congruence between their roles as good mothers and businesswomen, making studies about this phenomenon. Faced with this challenge, Breen and Leung (2020) proposed a conceptual model that offers an initial perspective for understanding the entrepreneurial career, locating entrepreneurial mothers within their relational contexts. The relational lens offers an explanation of how relational contexts influence the choice for entrepreneurship, shape perceptions of opportunities, influence choices, the shape and process of business expansion over time. However, this model needs to be better appreciated, given this possibility, and this study aims to analyze, based on the conceptual model of Breen and Leung (2020), how the relational context, choices and relational results collaborate to women in Aracaju to choose to undertake after motherhood. As for the methodological procedures, the approach was qualitative and exploratory. The research was conducted with the help of the oral life history biographical method. Data were collected using in-depth interviews and analyzed using the content analysis technique. After investigating the findings, it was possible to verify in practice the existence of the relationships proposed by the conceptual model of Breen and Leung (2020). In particular, the relational context highlighted how much motherhood and family members can influence women's decision to undertake post-maternity, a choice that was aligned with the personal values of these mumpreneurs. Regarding to relational choices, the entrepreneurial mothers obtained the necessary family aid to support the professional decision. The results achieved with the professional change deconstructed the idea of success related only to financial gains, so that these results were extended to the children and family members of the interviewees.
Palavras-chave: Mães
Orientação profissional
Empreendedores
Mulheres
Executivas
Administração
Empreendedorismo feminino
Empreendedorismo materno
Escolha profissional
Female entrepreneurship
Maternal entrepreneurship
Professional choise
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Administração
Citação: COSTA, Deise Araujo Chagas. Empreendedorismo materno como escolha profissional : histórias de vida. 2022. 114 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16968
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