Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16970
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Celestino, Tayara Barreto de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-17T13:04:58Z | - |
dc.date.available | 2023-01-17T13:04:58Z | - |
dc.date.issued | 2022-10 | - |
dc.identifier.citation | CELESTINO, T. B. S. Exposições imersivas nas cidades e o futuro dos museus. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 4., 2022, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2526-3013 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16970 | - |
dc.description.abstract | This article starts from the analysis of the changes that occurred in the field of museology with the advent of immersive exhibitions, considering the communication techniques applied to the public on themes involving art and cultural heritage. The investigative field selected for this analysis was the exhibition of the Banese Institute “Museu da Gente Sergipana” called “Cores da gente: imersão e emoção”, which took place in the period between December 11 and 22, 2021, in which I participated as a collaborator in research on artists from Sergipe, contributing to the design of the exhibition process. If, according to Bourdieu (2016), the “love for art” stems from the public’s connections with life experiences and art exhibitions, the recent experiences of museum making, from a digital immersive perspective, require an update of this analysis. involving the relationship of this specific public with the art exhibitions insofar as the virtual has come to occupy a central place in the experience of this public, breaking with the idea of cyberculture developed by Levy (2010) to give way to the immersive experience of an “other time”, the time to “close your eyes”, but without closing them, to let yourself be carried away by acceleration, consumption and presentation without synthesis and without conclusion (HAN, 2021). | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do IV Seminário Nacional de Sociologia da UFS: Desafios contemporâneos da sociedade brasileira e o futuro da sociologia | pt_BR |
dc.subject | Exposições imersivas | por |
dc.subject | Museus | por |
dc.subject | Amor pela arte | por |
dc.subject | Bom entretenimento | por |
dc.subject | Immersive exhibits | eng |
dc.subject | Museums | eng |
dc.subject | Love for art | eng |
dc.subject | Good entertainment | eng |
dc.title | Exposições imersivas nas cidades e o futuro dos museus | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo parte da análise das mudanças ocorridas no campo da museologia com o advento das exposições imersivas digitais considerando as técnicas de comunicação aplicadas ao público sobre temas que envolvam arte e patrimônio cultural. O campo investigativo selecionado para esta análise foi a exposição do Instituto Banese “Museu da Gente Sergipana” chamada “Cores da gente: imersão e emoção”, ocorrida no período entre 11 e 22 de dezembro de 2021, da qual participei como colaboradora em pesquisas sobre artistas sergipanos, contribuindo para a concepção do processo expositivo. Se, de acordo com Bourdieu (2016), o “amor pela arte” decorre das conexões do público com as experiências de vida e das exposições das artes, as recentes experiências do fazer museológico, sob a ótica imersiva digital, exigem uma atualização desta análise envolvendo a relação deste público específico com as exposições de artes na medida em que o virtual passou a ocupar um lugar central na experiência deste público, rompendo com a ideia de cibercultura desenvolvida por Levy (2010) para dar lugar à experiência imersiva de um “outro tempo”, o tempo de “fechar os olhos”, porém sem fechá-los, para se deixar levar pela aceleração, pelo consumo e pela apresentação sem síntese e sem conclusão (HAN, 2021). | pt_BR |
dc.publisher.initials | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | GT 01 – O futuro da vida nas cidades: desafios do con-viver |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ExposicoesCidadesFuturoMuseus.pdf | 181,05 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.