Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17000
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGalvão, Letícia Oliveira Feijão-
dc.date.accessioned2023-01-23T17:21:25Z-
dc.date.available2023-01-23T17:21:25Z-
dc.date.issued2022-10-
dc.identifier.citationGALVÃO, L. O. F. Continuidades e descontinuidades intergeracionais no movimento punk em Aracaju. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 4., 2022, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2526-3013-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17000-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais do IV Seminário Nacional de Sociologia da UFS: Desafios contemporâneos da sociedade brasileira e o futuro da sociologiapt_BR
dc.subjectMovimento punkpor
dc.subjectEstilos de vidapor
dc.subjectGeraçõespor
dc.titleContinuidades e descontinuidades intergeracionais no movimento punk em Aracajupt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como intuito analisar os sentidos do estilo de vida punk para distintas gerações de adeptos desse movimento na cidade de Aracaju. O conceito de continuidades e descontinuidades intergeracionais, que ocupa um papel central no meu processo de reflexão, foi escolhido por ser explorado ao constatar que esses processos estariam na base da formação da juventude como uma categoria social (PAIS, 2003, p. 48). Já o punk pode ser entendido como um movimento simultaneamente artístico e político (BIVAR, 2002; ABRAMO, 1998) que buscou tensionar os moldes vigentes na música, na moda e nas artes plásticas a ponto de se configurar enquanto uma cultura urbana. Os métodos utilizados consistiram em uma pesquisa bibliográfica em torno dos temas juventudes, culturas urbanas e juvenis, movimento punk e gerações; na realização de entrevistas semi-estruturadas com membros da cena punk aracajuana de diferentes gerações e na análise de suas produções artísticas a partir do método documentário de interpretação (WELLER et al, 2002; BOHNSACK, 2007; MARTÍNEZ, 2006). Até o presente momento, foi possível identificar tanto continuidades intergeracionais, presentes no ethos punk (GUERRA; STRAW, 2017) compartilhado por sucessivas gerações e nas suas respectivas modalidades de produção artística, bem como descontinuidades intergeracionais no que diz respeito à presença novas ferramentas de circulação dessas artes e à inclusão de novas pautas no movimento.pt_BR
dc.publisher.initialsPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:GT 06 – Processos de identificação e desigualdade nas relações étnico-raciais, intergeracionais e de gênero

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ContinuidadesMovimentoPunkAracaju.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.