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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorPassos, Saionara Serafim Andrade dos-
dc.date.accessioned2023-01-24T14:45:02Z-
dc.date.available2023-01-24T14:45:02Z-
dc.date.issued2022-10-
dc.identifier.citationPASSOS, S. S. A. Paredões de pagode: festas, sons e sentidos da juventude. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 4., 2022, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2526-3013-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17003-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais do IV Seminário Nacional de Sociologia da UFS: Desafios contemporâneos da sociedade brasileira e o futuro da sociologiapt_BR
dc.subjectJuventudespor
dc.subjectProtagonismospor
dc.subjectIdosospor
dc.subjectSamba de rodapor
dc.subjectParedão de pagodepor
dc.titleParedões de pagode: festas, sons e sentidos da juventudept_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca compreender a gênese dos paredões e sua relação com a produção identitária das juventudes periféricas locais, atentando a dimensão estética e a organização de uma nova cena cultural, marcada pelo conflito geracional, implicada a ressignificação da identidade cultural de Cachoeira. Resulta de pesquisa etnográfica, produzida através da observação participante, da organzação de diários de campo, da formação de grupos focais, da aplicação de entrevistas e de questionários. Discute a popularização do formato festivo “paredão de pagode” nas cidades de Cachoeira e Maragogipe, como parte de um movimento de mudança nos padrões de lazer e entretenimento nas favelas e nos bairros populares, que está relacionado a “atualização” das referências que compõe os sistemas de valores, os modos de viver e as visões de mundo de parte significativa dos jovens que moram nestes lugares. O trabalho conclui que a utilização das redes sociais intensificou esse processo de “atualização”, impulsionando a redefinição dos usos sociais do corpo e dos sentidos de juventude, bem como, favorecendo a construção de novas formas de sociabilidades, desvinculadas da tradição cultural dos Sambas de Roda e de seu compromisso com preservação do modos vivendi e da memória dos antigos moradores da região. Por fim, defende que os paredões de pagode refletem uma disputa por protagonismo na cena cultural, marcada por constrastes e antagonismos, que diferenciam “os mais velhos e os mais jovens”.pt_BR
dc.publisher.initialsPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece en las colecciones: GT 06 – Processos de identificação e desigualdade nas relações étnico-raciais, intergeracionais e de gênero

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