Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17006
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Entre o sagrado e o profano: quem é o escolhido de Deus? A participação da direita religiosa na trajetória das eleições presidenciais nos anos de 1989, 2018 e 2022
Autor(es): Santos, Alliston Fellipe Nascimento dos
Data do documento: Out-2022
Resumo: A inserção da religião na política vem ganhando moldes nas últimas décadas, evoluindo no decorrer dos anos e fomentando o seu discurso por meio de pautas consideradas moralistas e tradicionais. Neste sentido, o objetivo do trabalho foi analisar a trajetória participativa dos evangélicos, predominantemente com o viés de direita partidária, como participantes ativos nas eleições presidenciais nos anos de 1989, 2018 e 2022, estabelecendo reflexões e comparações entre os distintos períodos históricos, de modo a permitir a compreensão de que a expressiva intervenção atual da religião cristã no sistema político não é um fenômeno recente no Brasil. O conceito norteador da pesquisa foi o de Guerras Culturais, originalmente trazida pelo sociólogo norte-americano James Davison Hunter (1991), apontando, por meio de uma revisão de literatura com perspectivas de pesquisadores brasileiros que estudam sobre o assunto, algumas características desta abordagem evidenciadas nas três trajetórias eleitorais.
Palavras-chave: Eleições presidenciais
Direita religiosa
Evangélicos
Guerras culturais
ISSN: 2526-3013
Parte de : Anais do IV Seminário Nacional de Sociologia da UFS: Desafios contemporâneos da sociedade brasileira e o futuro da sociologia
Idioma: por
Sigla da Instituição: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)
Citação: SANTOS, A. F. N. Entre o sagrado e o profano: quem é o escolhido de Deus? A participação da direita religiosa na trajetória das eleições presidenciais nos anos de 1989, 2018 e 2022. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 4., 2022, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2022.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17006
Aparece nas coleções:GT 07 – Pesquisas e debates sobre novas direitas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ParticipacaoDireitaReligiosaEleicoes.pdf219,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.