Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17010
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSantos, Ayana Dandara Anselmo-
dc.date.accessioned2023-01-25T15:00:57Z-
dc.date.available2023-01-25T15:00:57Z-
dc.date.issued2022-11-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Ayana Dandara Anselmo. De Dogville a Greenwich Village: percepções sobre o espaço fílmico em Von Trier e Hitchcock. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17010-
dc.description.abstractIt’s understood that architecture is present in cinema and that, combined with other cinematographic elements, it can be a powerful tool to the development of a film’s narrative, conveying to the viewer multiple meanings through its sets. Thus, this work aims to produce analyses of the filmic space of the movies Dogville (2003) and Rear Window (1954), selected for having contrasting spaces that instigate the viewer’s perception. To this end, this research first examines theoretical works about Architecture and Urbanism, about the role our senses play in our perception of architecture and also our perception of cinema and the participative process of the viewer in a movie. Therefore, this work brings elucidations of how architecture is built in cinema so it can be more than just a background for a film, instigating the viewer’s perception and evoking emotions onto them, turning the experience of watching a movie intoa participative one.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectArquiteturapor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectFilme cinematográficopor
dc.subjectEspaçopor
dc.subjectArtepor
dc.subjectArchitectureeng
dc.subjectFilmic Spaceeng
dc.subjectPerceptioneng
dc.subjectLars Von Trieeng
dc.subjectAlfred Hitchcockeng
dc.titleDe Dogville a Greenwich Village: percepções sobre o espaço fílmico em Von Trier e Hitchcockpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares, Maria Cecília Pereira-
dc.description.resumoEntende-se que a arquitetura está presente no cinema e que, aliada a outros elementos cinematográficos, pode ser uma boa ferramenta para o desenvolvimento da narrativa de um filme, transmitindo para o espectador diversos significados através dos cenários em que se encontra. Assim, o presente trabalho pretende produzir análises do espaço fílmico dos filmes Dogville (2003) e Janela Indiscreta (1954), selecionados por possuírem espaços tão contrastantes e que instigam a percepção do espectador. Para isso, a pesquisa, inicialmente, examina obras teóricas acerca da Arquitetura e Urbanismo, do papel de nossos sentidos na nossa percepção da arquitetura, assim como a percepção no cinema e o processo participativo do espectador no filme. Deste modo, o trabalho traz elucidações sobre como a arquitetura é construída no cinema para que ela seja mais do que apenas um plano de fundo para um filme, instigando a percepção e evocando emoções no espectador, tornando a experiência de ver um filme em uma experiência participativa.pt_BR
dc.publisher.departmentDAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.contributor.advisor-co1Velasco, Diogo Cavalcanti-
dc.description.localLaranjeiraspt_BR
Aparece en las colecciones: Arquitetura e Urbanismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Ayana_Dandara_Anselmo_Santos.pdf12,3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.