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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, José Dionizio dos Santos-
dc.date.accessioned2023-01-25T15:55:22Z-
dc.date.available2023-01-25T15:55:22Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, José Dionizio dos Santos. Aiá, olhe a pisada: um relato de experiência pedagógica em dança popular com idosos de Carmópolis e do povoado Aguada. 2022. 30 f. Monografia (Graduação de Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17020-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectDançapor
dc.subjectDança para idosospor
dc.subjectDança na educaçãopor
dc.subjectCultura popularpor
dc.titleAiá, olhe a pisada: um relato de experiência pedagógica em dança popular com idosos de Carmópolis e do povoado Aguadapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Queiroz, Clécia Maria Aquino de-
dc.description.resumoEste trabalho relata a minha experiência pedagógica em dança com pessoas da terceira idade, frequentadoras do Centro de Convivência Maria Maciel de Brito, de Carmópolis e do Centro de Convivência Nilda Garcia dos Santos, do povoado Aguada-Carmópolis, (SE), que envolve um período anterior e posterior à minha entrada no curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Sergipe. Nesse percurso, formei com frequentadores dos dois centros a Quadrilha Massacará dos Idosos de Carmópólis e do Povoado Aguada. Para conseguir um diferencial para o grupo, que reunisse elementos das danças culturais praticadas naquele município, utilizei a “pisada” do Batalhão dos Bacamarteiros, grupo tradicional do Povoado Aguada. Os aprendizados obtidos na minha vida universitária foram fundamentais para que eu conseguisse obter esse diferencial. O conteúdo das aulas envolvia práticas corporais de alongamento, improvisação, dramaticidade, estudos de espaço, composição coreográfica e rodas de conversa. As atividades essenciais para a realização da quadrilha junina eram divididas entre os membros, o que fazia com que todos tomassem a responsabilidade para si. O resultado provocou nos brincantes uma desenvoltura corporal e expressiva, empoderamento, identidade com suas culturas locais e o sentimento de pertença em suas comunidades. Para realizar este relato, utilizei como instrumentos metodológicos a observação participante, conversas informais e entrevistas com algumas mulheres brincantes e de pesquisa bibliográfica.pt_BR
dc.publisher.departmentDDA - Departamento de Dança – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localAracajupt_BR
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