Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1710
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Cae-
dc.date.accessioned2016-03-16T23:22:49Z-
dc.date.available2016-03-16T23:22:49Z-
dc.date.issued2012-09-
dc.identifier.citationRODRIGUES, C. A ambientalização dos currículos de educação física no ensino superior. Motriz: Revista de Educação Física - Unesp, Rio Claro, v. 18, n. 3, 2012. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/5123>. Acesso em: 16 mar. 2016.pt_BR
dc.identifier.issn1980-6574-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/1710-
dc.description.abstractOs debates em torno das questões ambientais se expandem por vários campos, promovendo diferentes modos de se relacionar com o tema e suas problemáticas. A multiplicidade de significações consequentes desses encontros deve ser considerada nos processos de disputa simbólica em que são formuladas, dentre eles, a ambientalização curricular da educação superior. Assim, o objetivo central desse artigo, sustentado por pesquisa teórica, é analisar como a inserção da dimensão ambiental está sendo estruturada na educação física no ensino superior brasileiro. Para tanto, o artigo foi dividido em quatro partes, apresentando: a) elementos da ambientalização curricular no ensino superior; b) algumas particularidades da educação física enquanto área de conhecimento; c) o papel das atividades na natureza na ambientalização curricular da educação física; d) as considerações finais, buscando compreender os caminhos da ambientalização curricular da educação física no ensino superior brasileiro. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: Discussions surrounding environmental issues span multiple fields, promoting different ways to relate to the theme. The multiplicity of meanings resulting from these encounters should be analyzed regarding the processes of symbolic dispute in which they are formulated, among them, the environmentalization of curricula in higher education. This article, sustained by theoretical research, aims to analyze how the insertion of the environmental dimension is being structured in physical education in Brazilian higher education settings. To this end, the article was divided into four parts, showing: a) elements of curricular environmentalization in higher education; b) some particularities of physical education as area of knowledge construction; c) the role of nature (outdoor) activities in the environmentalization of physical education curricula; d) the final considerations, seeking to understand the processes of environmentalization of physical education curricula in Brazilian higher education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUnesp - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.titleA ambientalização dos currículos de educação física no ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeThe environmentalization of physical education curricula in higher educationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseLicença Creative Commons - Atribuição 3.0pt_BR
Aparece nas coleções:DEF - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AmbientalizaçãoCurrículosEdFísica.pdf237,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.