Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17222
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Viviane Novaes de | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-02T18:32:43Z | - |
dc.date.available | 2023-03-02T18:32:43Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-29 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Viviane Novaes de. Apropriação das ideias de Donald Schön e Marcelo García nas pesquisas sobre formação docente. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17222 | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Educação superior | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Pesquisa | por |
dc.subject | Ensino reflexivo | por |
dc.subject | Donald Schön | por |
dc.subject | Marcelo García | por |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | por |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.subject | Professor-reflexivo | por |
dc.subject | Professional development | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Teacher-reflective | eng |
dc.subject | Desarrollo profesional | spa |
dc.subject | Formación de profesores | spa |
dc.subject | Docente-reflexivo | spa |
dc.title | Apropriação das ideias de Donald Schön e Marcelo García nas pesquisas sobre formação docente | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Luiz Anselmo Menezes | - |
dc.description.resumo | Está dissertação tem por objetivo geral evidenciar o modo como são apropriadas as ideias de Donald Schon (2000) e Marcelo Garcia (1999) nas teses e dissertações defendidas entre 2012 e 2022 que pesquisam a formação docente nos programas de pós-graduação credenciados pela CAPES. Este texto trata-se de uma pesquisa Bibliográfica de natureza qualitativa que traz resultados a partir da perspectiva de Estudos de Revisão. Para análise dos dados extraídos dos trabalhos foi utilizado a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). O resultado da pesquisa evidenciou que os autores Schon e Garcia são apropriados como fundamentação teóricas em várias teses, dissertações na área de Formação Docente. As contribuições deste estudo incluem recomendações metodológicas baseadas em uma cuidadosa revisão de referências, fornecendo perspectivas sólidas para a pesquisa em formação docente. Com esse estudo foi possivel deduzir dois pontos que são fundamentais para a formação docente, ou seja, o compartilhamento de conhecimento e o aperfeiçoamento continuo. Reconhece-se que o planejamento institucional e as inovações metodológicas são necessárias para alcançar o desenvolvimento profissional. Ressalta-se que a formação continuada faz parte do processo global ds formação de carreira, pois orientar pesquisas, desenvolver novos cursos e inovar as práticas docentes, são pontos cruciais para melhoramento do trabalho docente. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
VIVIANE_NOVAES_SOUZA.pdf | 49,24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.