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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSouza, Viviane Novaes de-
dc.date.accessioned2023-03-02T18:32:43Z-
dc.date.available2023-03-02T18:32:43Z-
dc.date.issued2022-08-29-
dc.identifier.citationSOUZA, Viviane Novaes de. Apropriação das ideias de Donald Schön e Marcelo García nas pesquisas sobre formação docente. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17222-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPesquisapor
dc.subjectEnsino reflexivopor
dc.subjectDonald Schönpor
dc.subjectMarcelo Garcíapor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectProfessor-reflexivopor
dc.subjectProfessional developmenteng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectTeacher-reflectiveeng
dc.subjectDesarrollo profesionalspa
dc.subjectFormación de profesoresspa
dc.subjectDocente-reflexivospa
dc.titleApropriação das ideias de Donald Schön e Marcelo García nas pesquisas sobre formação docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Luiz Anselmo Menezes-
dc.description.resumoEstá dissertação tem por objetivo geral evidenciar o modo como são apropriadas as ideias de Donald Schon (2000) e Marcelo Garcia (1999) nas teses e dissertações defendidas entre 2012 e 2022 que pesquisam a formação docente nos programas de pós-graduação credenciados pela CAPES. Este texto trata-se de uma pesquisa Bibliográfica de natureza qualitativa que traz resultados a partir da perspectiva de Estudos de Revisão. Para análise dos dados extraídos dos trabalhos foi utilizado a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). O resultado da pesquisa evidenciou que os autores Schon e Garcia são apropriados como fundamentação teóricas em várias teses, dissertações na área de Formação Docente. As contribuições deste estudo incluem recomendações metodológicas baseadas em uma cuidadosa revisão de referências, fornecendo perspectivas sólidas para a pesquisa em formação docente. Com esse estudo foi possivel deduzir dois pontos que são fundamentais para a formação docente, ou seja, o compartilhamento de conhecimento e o aperfeiçoamento continuo. Reconhece-se que o planejamento institucional e as inovações metodológicas são necessárias para alcançar o desenvolvimento profissional. Ressalta-se que a formação continuada faz parte do processo global ds formação de carreira, pois orientar pesquisas, desenvolver novos cursos e inovar as práticas docentes, são pontos cruciais para melhoramento do trabalho docente.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

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