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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17223
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Estratégias e instrumentos de avaliação dos efeitos de aulas fisicamente ativas no desempenho e na aprendizagem escolar : uma revisão sistemática de estudos de intervenções |
Autor(es): | Souza, Beatriz Noia |
Data do documento: | 23-Ago-2022 |
Orientador: | Dias, Alfrancio Ferreira |
Coorientador: | Silva, Danilo Rodrigues Pereira da |
Resumo: | Objeto: Trata-se de uma revisão sistemática de publicações internacionais sobre estudos de intervenção em prol da dinamização do ensino. Primeiros resultados de pesquisas da área indicam benefícios em vários aspectos (saúde, cognição, desempenho/aprendizagem). Focalizase, nesta pesquisa, nas estratégias e nos instrumentos de avaliação para o acompanhamento dos resultados educacionais. Justificativa: Devido ao rigor científico exigido e a economia de recursos, recomenda-se aplicar instrumentos validados e confiáveis já existentes na área da pesquisa. Objetivo: Busca-se, por isso, analisar as estratégias e os instrumentos de avaliação dos efeitos das aulas fisicamente ativas no desempenho e na aprendizagem escolar da Língua Materna e Matemática. Especificamente: 1) descrever as características das pesquisas de intervenção; 2) sistematizar as estratégias de avaliação aplicadas; 3) identificar os instrumentos utilizados para medir os efeitos das aulas fisicamente ativas no desempenho e na aprendizagem escolar. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática de natureza quali-quantitativa com o levantamento nas bases de dados do ERIC, PsycINFO, PubMed, Web of Science e Scopus. Resultados: Foram encontradas 49 pesquisas dedicadas à avaliação dos efeitos na Matemática, Língua Materna ou ambos componentes curriculares. Trata-se principalmente de estudos quantitativos (n = 23) e longitudinais (n = 43). As pesquisas que descreveram as estratégias mencionaram principalmente a aplicação em dois momentos (n = 29) na sala de aula (n = 11). Houve variação no tempo de aplicação e a equipe pesquisadora (n = 14) e os professores (n = 4) foram os principais responsáveis por aplicar 34 instrumentos: padronizados, elaborados pelos pesquisadores ou por professores. 17 pesquisas utilizaram instrumentos validados e confiáveis. A finalidade desta pesquisa é apoiar o Projeto ERGUER/Aracaju e outras pesquisas da área. Com isso, contribui-se na qualidade da formação dos professores porque essa revisão sustenta futuras pesquisas na geração de evidências sobre o impacto de inovações metodológicas no desempenho e na aprendizagem. |
Abstract: | Object: This is a systematic review of international publications on intervention studies in favor of a dynamic teaching. Early research results in the area indicate benefits in several aspects (health, cognition, performance/learning). This research focuses on strategies and evaluation tools for monitoring educational outcomes. Justification: Due to the required scientific strictness and the lack of resources, it was recommended to apply validated and reliable instruments already existing in the research area. Objective: We sought to analyze strategies and instruments for evaluating the effects of physically active lessons on the performance and school learning of first language and mathematics. Specifically: 1) describe the characteristics of intervention research; 2) systematize the applied assessment strategies; 3) identify the instruments used to measure the effects of physically active lessons on performance and learning school. Methodology: This is a systematic qualitative and quantitative review with researches in the databases of ERIC, PsycINFO, PubMed, Web of Science and Scopus. Results: Forty-nine studies were found dedicated to the evaluation of the effects on mathematics, first language or both curricular components. These are mainly quantitative (n = 23) and longitudinal (n = 43) studies. The studies that described the strategies mainly mentioned the application in two moments (n = 29) in the classroom (n = 11). There was variation in the time of application and the research team (n = 14) and the teachers (n = 4) were the main responsible for applying 34 instruments: standardized, elaborated by researchers or teachers. 17 studies used validated and reliable instruments. The purpose of this research is to support the ERGUER/Aracaju Project and other research in the area. This research, therefore, contributes to the quality of teacher education because this review supports future research in the generation of evidence on the impact of methodological innovations on performance and learning. |
Palavras-chave: | Ensino de educação Avaliação educacional Aracaju (SE) Testes e medidas educacionais Ensino de língua materna Ensino de matemática Aulas fisicamente ativas Estratégias de avaliação Instrumentos de avaliação Physically active lessons Assessment strategies Assessment instruments |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SOUZA, Beatriz Noia. Estratégias e instrumentos de avaliação dos efeitos de aulas fisicamente ativas no desempenho e na aprendizagem escolar : uma revisão sistemática de estudos de intervenções. 2022. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17223 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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