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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17248
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Adaptação acadêmica e saúde mental: uma análise do hardiness em estudantes universitários submetidos a diferentes metodologias de ensino |
Título(s) alternativo(s): | Academic adaptation and mental health: A hardiness analysis in university students submitted to different teaching methodologies |
Autor(es): | Santos, Jéssica July Dantas |
Data do documento: | 17-Fev-2023 |
Orientador: | Faro, André |
Resumo: | A presente dissertação buscou analisar a relação entre as características da personalidade hardiness e a saúde mental em ambientes acadêmicos que utilizam diferentes metodologias de ensino. Para isso, foram realizados três estudos. No Estudo 1 foi realizada uma revisão narrativa da literatura acerca do construto hardiness e seu potencial atenuador em relação aos efeitos do estresse diante de eventos adversos que exigem adaptação. Os resultados do estudo 1 identificaram a relevância do perfil de personalidade hardiness como elemento capaz de atenuar os efeitos do estresse e melhorar a capacidade dos estudantes universitários de lidar com situações adversas. O Estudo 2 consistiu em um estudo de análise documental com o objetivo de identificar as principais categorias de estressores acadêmicos relatados por estudantes de metodologias ativas de ensino que procuraram apoio psicológico na Universidade Federal de Sergipe entre 2014 e 2021, no Campus Professor Antônio Garcia Filho. Constatou-se que estudantes do sexo feminino, do curso de fisioterapia e dos primeiros ciclos constituem o perfil de maior busca pelo atendimento psicológico. A categoria interpessoal foi a que obteve maior relato dentre os estressores e a queixa mais relatada pelos alunos foi a sintomatologia ansiosa. Por fim, no Estudo 3 foi testado um modelo explicativo para os sintomas ansiosos e depressivos tendo o hardiness como variável preditora e a adaptação acadêmica como variável mediadora em contextos acadêmicos com metodologias de ensino diferentes e estudantes da área da saúde. Verificou-se que o modelo explicativo para a ansiedade e depressão no contexto acadêmico foi satisfatório e não houve diferença entre as variáveis por campus. Acredita-se que esses estudos podem trazer dados importantes acerca da eficiência do hardiness como fator de ajustamento diante do evento estressor da adaptação acadêmica. Assim como do seu aspecto protetivo em relação aos impactos negativos, a nível mental e acadêmico, decorrentes dessa situação estressora. |
Abstract: | The present dissertation sought to analyze the relationship between the characteristics of the hardiness personality and mental health in academic environments that use different teaching methodologies. For this, three studies were carried out. In Study 1, a narrative review of the literature was carried out on the hardiness construct and its mitigating potential in relation to the effects of stress in the face of adverse events that require adaptation. The results of study 1 identified the relevance of the hardiness personality profile as an element capable of mitigating the effects of stress and improving the ability of university students to deal with adverse situations. Study 2 consisted of a document analysis study with the objective of identifying the main categories of academic stressors reported by students of active teaching methodologies who sought psychological support at the Federal University of Sergipe between 2014 and 2021, at the Campus Professor Antônio Garcia Filho. It was found that female students, from the physiotherapy course and from the first cycles, constitute the profile with the greatest search for psychological care. The interpersonal category was the one that obtained the most reports among the stressors and the complaint most reported by the students was anxious symptoms. Finally, in Study 3, an explanatory model for anxiety and depressive symptoms was tested, with hardiness as a predictor variable and academic adaptation as a mediating variable in academic contexts with different teaching methodologies and students in the health area. It was found that the explanatory model for anxiety and depression in the academic context was satisfactory and there was no difference between the variables by campus. It is believed that these studies can bring important data about the efficiency of hardiness as an adjustment factor in the face of the stressor event of academic adaptation. As well as its protective aspect in relation to the negative impacts, at a mental and academic level, resulting from this stressful situation. |
Palavras-chave: | Psicologia Estudantes universitários Saúde mental Mecanismos de defesa Ensino Metodologia Adaptabilidade (Psicologia) Adaptação acadêmica Hardiness Metodologia de ensino Academic adaptation Teaching methodologies Mental health |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Psicologia |
Citação: | SANTOS, Jéssica July Dantas. Adaptação acadêmica e saúde mental: uma análise do hardiness em estudantes universitários submetidos a diferentes metodologias de ensino. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. |
Licença: | Dissertação inserida parcialmente, apenas elementos pré-textuais, por solicitação da autora. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17248 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia |
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