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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17290
Document Type: | Tese |
Title: | Educação do campo, identidade de jovens camponeses e tecnologias : contradições e desafios |
Authors: | Moura, Josivan dos Santos |
Issue Date: | 25-Nov-2022 |
Advisor: | Vasconcelos, Carlos Alberto de |
Resumo : | Esta pesquisa teve como propósito compreender em que medida as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) contribuíram para a formação da identidade camponesa de estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Nossa Senhora Santana, localizada no assentamento Santana dos Frades no município de Pacatuba-SE. Para a realização da pesquisa, utilizamos como método de interpretação e compreensão do objeto investigado o Materialismo Histórico Dialético por acreditarmos que a dialética marxista faz parte do constructo da produção de conhecimentos válidos capazes de mostrar a natureza das contradições impostas na sociedade. Utilizamos como principais teóricos: Marx (1975, 2011), Engels (1970, 1980, 2008), Hall (2019), Bogo (2010), Almeida (2020), Caldart (2011), Molina (2011). Tivemos como sujeitos da pesquisa os estudantes e professores do Ensino Médio da referida escola, porém a centralidade da investigação foram os estudantes. Utilizamos na coleta de dados o questionário com os estudantes e a entrevista semiestruturada ambos os sujeitos participaram. Os territórios campesinos em Sergipe precisam se manter vivos, consequentemente, precisam da “força” da juventude camponesa, mas isso não acontece com a participação dos estudantes investigados no assentamento Santana dos Frades. Essa realidade é mais profunda do que imaginávamos encontrar no campo empírico da pesquisa. Trata-se de uma condição que perpassa pelo poder do latifúndio, agronegócio e pelo silenciamento do Estado agindo como “sanguessugas” no território do campo do assentamento. Assim, os estudantes enfrentam, no cotidiano, os dilemas que os atormentam sem necessariamente pensar na possibilidade de superação. Após o término da pesquisa chegamos a estabelecer algumas respostas ainda que não sejam únicas e definitivas: a) os estudantes da Escola Santana são viventes de uma realidade política e contraditória cuja herança histórica em Sergipe apregoa o campo como território atrasado, inferior e incapaz; b) as condições impostas aos estudantes tentam desterritorializá-los, controlá-los, explorá-los e descriminalizá-los. Isto foi percebido por meio das contradições que identificamos durante a pesquisa. É condição majoritária para o processo de reversão dessa lógica capitalista a presença da identidade camponesa internalizada na práxis desses estudantes, haja vista, que a identidade camponesa se liga às lutas dos camponeses, à luta de classe, à luta contra opressão, à luta por igualdade de direitos e à luta por oportunidades sociais e materiais. No entanto, se por um lado, tal identidade é a força motriz que pode guiá-los e motivá-los a buscarem uma nova realidade para a situação do campesinato no território do campo do Santana dos Frades, por outro, as TIC identificadas e confirmadas na vida cotidiana desses jovens estudantes não contribuem com a formação da identidade camponesa, pelo menos por ora. Na forma como são apropriadas e utilizadas pelos estudantes, as TIC refletem totalmente os propósitos do capital; carregadas de lógicas contrárias ao pensamento revolucionário do camponês. São tecnologias “encapsuladas” de interesses capitalistas voltados para o mercado. Desse modo, tudo que investigamos e que foi possível ser detectado e registrado faz parte de uma situação complexa que impõe a esses estudantes o enfrentamento dia após dia das dificuldades vividas no assentamento para reconstruir no bojo das disputas e lutas travadas as perspectivas de vida futura melhor. |
Abstract: | This research aimed to understand the extent to which Information and Communication
Technologies (ICT) contributed to the formation of the peasant identity of high school
students at the Nossa Senhora Santana State School, located in the Santana dos Frades
settlement in the municipality of Pacatuba-SE. To carry out the research, we used Dialectical
Historical Materialism as a method of interpretation and understanding of the investigated
object because we believe that the Marxist dialectic is part of the construct of the production
of valid knowledge capable of showing the nature of the contradictions imposed on society.
We used as main theorists: Marx (1975, 2011), Engels (1970, 1980, 2008), Hall (2019), Bogo
(2010), Almeida (2020), Caldart (2011), Molina (2011). We had as subjects of the research
the students and teachers of the High School of the mentioned school, however the centrality
of the investigation were the students. We used the questionnaire with the students and the
semi-structured interview in the data collection, both subjects participated. The peasant
territories in Sergipe need to stay alive, consequently, they need the “strength” of the peasant
youth, but this does not happen with the participation of the students investigated in the
Santana dos Frades settlement. This reality is deeper than we imagined to find in the empirical
field of research. It is a condition that permeates the power of the landowners, agribusiness
and the silencing of the State acting as “leeches” in the territory of the settlement field. Thus,
students face, in their daily lives, the dilemmas that torment them without necessarily thinking
about the possibility of overcoming them. After the end of the research, we managed to
establish some answers, even if they are not unique and definitive: a) the students of Escola
Santana are living in a political and contradictory reality whose historical heritage in Sergipe
proclaims the countryside as a backward, inferior and incapable territory; b) the conditions
imposed on students try to deterritorialize, control, exploit and decriminalize them. This was
perceived through the contradictions that we identified during the research. The presence of
peasant identity internalized in the praxis of these students is a major condition for the process
of reversal of this capitalist logic, given that peasant identity is linked to peasant struggles, to
class struggle, to the struggle against oppression, to the struggle for equality of rights and the
fight for social and material opportunities.However, if, on the one hand, such an identity is the
driving force that can guide and motivate them to seek a new reality for the situation of the
peasantry in the territory of the Santana dos Frades field, on the other hand, the ICTs
identified and confirmed in the daily lives of these young students do not contribute to the
formation of peasant identity, at least for the time being. In the way they are appropriated and
used by students, ICT fully reflect the purposes of capital; laden with logic contrary to the
peasant's revolutionary thinking. They are “encapsulated” technologies of market-oriented
capitalist interests. In this way, everything that we investigated and that it was possible to
detect and record is part of a complex situation that imposes on these students to face, day
after day, the difficulties experienced in the settlement in order to rebuild, in the midst of
disputes and struggles, the perspectives of a better future life. Esta investigación tuvo como objetivo comprender en qué medida las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) contribuyeron a la formación de la identidad campesina de los estudiantes de secundaria de la Escuela Estadual Nossa Senhora Santana, ubicada en el asentamiento Santana dos Frades en el municipio de Pacatuba-SE . Para llevar a cabo la investigación, utilizamos el Materialismo Histórico Dialéctico como método de interpretación y comprensión del objeto investigado porque creemos que la dialéctica marxista es parte del constructo de la producción de conocimiento válido capaz de mostrar la naturaleza de las contradicciones impuestas a sociedad. Utilizamos como principales teóricos: Marx (1975, 2011), Engels (1970, 1980, 2008), Hall (2019), Bogo (2010), Almeida (2020), Caldart (2011), Molina (2011). Tuvimos como sujetos de la investigación a los estudiantes y docentes del bachillerato del mencionado colegio, sin embargo la centralidad de la investigación fueron los estudiantes. Utilizamos el cuestionario con los estudiantes y la entrevista semiestructurada en la recolección de datos, ambos sujetos participaron. Los territorios campesinos de Sergipe necesitan mantenerse vivos, en consecuencia, necesitan la “fuerza” de la juventud campesina, pero esto no sucede con la participación de los estudiantes investigados en el asentamiento de Santana dos Frades. Esta realidad es más profunda de lo que imaginamos encontrar en el campo empírico de la investigación. Es una condición que permea el poder de los terratenientes, el agronegocio y el silenciamiento del Estado actuando como “sanguijuelas” en el territorio del campo de asentamiento. Así, los estudiantes enfrentan, en su cotidiano, los dilemas que los atormentan sin pensar necesariamente en la posibilidad de superarlos. Tras el final de la investigación, logramos establecer algunas respuestas, aunque no son únicas y definitivas: a) los estudiantes de la Escola Santana están viviendo una realidad política y contradictoria cuyo acervo histórico en Sergipe proclama el campo como un país atrasado, territorio inferior e incapaz; b) las condiciones impuestas a los estudiantes tratan de desterritorializarlos, controlarlos, explotarlos y despenalizarlos. Esto se percibió a través de las contradicciones que identificamos durante la investigación. La presencia de la identidad campesina internalizada en la praxis de estos estudiantes es una condición mayor para el proceso de reversión de esta lógica capitalista, dado que la identidad campesina está ligada a las luchas campesinas, a la lucha de clases, a la lucha contra la opresión, a la lucha por la la igualdad de derechos y la lucha por las oportunidades sociales y materiales. Sin embargo, si, por un lado, tal identidad es el motor que puede guiarlos y motivarlos a buscar una nueva realidad para la situación del campesinado en el territorio del campo de Santana dos Frades, por otro lado, las TIC identificados y constatados en la vida cotidiana de estos jóvenes estudiantes no contribuyen a la formación de la identidad campesina, al menos por el momento. En la forma en que son apropiadas y utilizadas por los estudiantes, las TIC reflejan plenamente los propósitos del capital; cargados de lógica contraria al pensamiento revolucionario del campesino. Son tecnologías “encapsuladas” de intereses capitalistas orientados al mercado. De esta forma, todo lo que investigamos y que pudo ser detectado y registrado forma parte de una situación compleja que obliga a estos estudiantes a enfrentar día a día las dificultades vividas en el asentamiento para reconstruir, en medio de disputas y luchas, el perspectivas de una vida futura mejor. |
Keywords: | Educação rural Educação de camponeses Sergipe Identidade social Comunicação e tecnologia Capitalismo e educação Professores de educação rural Tecnologias da informação e comunicação (TIC) Capitalismo Juventude e identidade camponesa Formação de professores do campo Emancipação camponesa Information and communication technologies (ICT) Capitalism Youth and peasant identity Training of field teachers Peasant emancipation Tecnologías de información y comunicación (TIC) Juventud campesina Identidad campesina Formación de profesores de campo Emancipación campesina |
Subject CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Sponsorship: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe |
Program Affiliation: | Pós-Graduação em Educação |
Citation: | MOURA, Josivan dos Santos. Educação do campo, identidade de jovens camponeses e tecnologias : contradições e desafios. 2022. 221 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17290 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação |
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