Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17291
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | Rede digital e educação : práticas interativas nos perfis de professores/as de língua portuguesa |
Autor : | Fontes, Nayara Evellyn Santos |
Fecha de publicación : | 26-ago-2022 |
Director(a): | Lucena, Simone |
Resumen: | Na contemporaneidade, os avanços tecnológicos renovam as formas de comunicação, de relação, modificam as ações cotidianas e a maneira de viver em sociedade. A imersão dos dispositivos móveis e a popularização dos aplicativos de redes digitais também favorecem as práticas socioculturais, interativas e a mobilidade que integra o espaço físico e virtual. No contexto educacional, a inserção de redes digitais foi ampliada a partir da pandemia da Covid19, quando os aplicativos e interfaces passaram a ser mais utilizáveis por alunos e docentes. Com isso, a questão norteadora desta pesquisa refere-se a como as práticas interativas acontecem nos perfis de professores/as de Língua Portuguesa na rede digital Instagram? Assim, o principal objetivo trata-se de compreender as práticas interativas nos perfis de professores/as de Língua Portuguesa na rede digital Instagram. Este estudo tem como base a abordagem epistemológica multirreferencial e, metodologicamente, utilizou-se da netnografia, caracterizando-se, no caso desta investigação, como uma netnografia multirreferencial. Em relação às praticantes culturais, foram selecionadas cinco professoras de Língua Portuguesa com perfis profissionais ativos no Instagram e os dispositivos de pesquisa pautaram-se na observação-interativa do campo empírico, no app-diário da pesquisadora e em entrevistas on-line. Os dados da pesquisa foram interpretados de acordo com o rigor hermenêutico para o encontro das noções subsunçoras, identificadas como: #VisibilidadeDocente, #CiberProfessora: imersão docente na rede e #Interatividade: (com)partilhando etnométodos em rede. A partir de cada noção, constatou-se que a imersão e atuação de professores/as de Língua Portuguesa propiciam práticas interativas frequentes com o seu público/seguidores em rede. Além disso, as experiências (com)partilhadas por esses docentes contribuem para a inserção das redes digitais no cenário educacional, potencializando aprendizagens que ocorrem além dos espaços da sala de aula e dos contextos presenciais de ensino. |
Resumen : | In contemporary times, technological advances renew the forms of communication, relationships, modify daily actions and the way of living in society. The immersion of mobile devices and the popularization of digital network applications are also favoring sociocultural and interactive practices and mobility between physical and virtual spaces. In the educational context, the insertion of digital networks has been amplified since the Covid-19 pandemic, when applications and interfaces became more usable by students and teachers. With that, the guiding question of this research refers to how do interactive practices happen in the profiles of Portuguese Language teachers on the Instagram digital network? Thus, the main objective is to understand the interactive practices in the profiles of Portuguese Language teachers in the digital network Instagram. This study is based on the multireferential epistemological approach and, methodologically, netnography was used, being characterized, in the case of this research, as a multireferential netnography. Regarding the cultural practitioners, five Portuguese language teachers with active professional profiles on Instagram were selected and the research devices were based on the interactive observation of the empirical field, the researcher's appdiary and online interviews. The research data were interpreted according to the hermeneutic rigor to find the subsuming notions, identified as: #VisibilityTeacher, #CiberTeacher: teaching immersion in network and #Interactivity: (with) sharing ethnomethods in network. From each notion, it was found that the immersion and performance of Portuguese Language teachers provide frequent interactive practices with their audience/followers in network. Moreover, the experiences (with)shared by these teachers contribute to the insertion of digital networks in the educational scenario, enhancing learning that occurs beyond the classroom spaces and face-toface teaching contexts. |
Palabras clave : | Educação Tecnologia educacional Professores de língua portuguesa Multimídia interativa Meios auxiliares de ensino Interatividade Professores/as de língua portuguesa Redes digitais Education Interactivity Portuguese language teachers Digital network |
Área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Educação |
Citación : | FONTES, Nayara Evellyn Santos. Rede digital e educação : práticas interativas nos perfis de professores/as de língua portuguesa. 2022. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17291 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
NAYARA_EVELLYN_SANTOS_FONTES.pdf | 3,36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.