Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17341
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarros, Ana Caroline Silva-
dc.date.accessioned2023-04-05T23:45:50Z-
dc.date.available2023-04-05T23:45:50Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationBARROS, Ana Caroline Silva. Cinema de poesia: a construção do poético nos filmes Cinzas no Paraíso e O Novo Mundo. 2022. Dissertação (Mestrado em Cinema e Narrativas Sociais) – Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17341-
dc.description.abstractThis dissertation will investigate the concept of Cinema of Poetry and the characteristics of this type of cinema, looking to prove its occurrence through the exploration of aesthetic and technical traits used by the director Terrence Malick in the films The New World (2005) and Days of Heaven (1978). This study aims to analyze the elements of cinematographic language to produce poetic discourse in cinema through a change in its conventional codes. In order to understand this phenomenon, the research will go into the general idea, and also, literary of the term poetry. Then, it will go through a comparison with the concept of literary prose and, consequently, with prosaic cinema. After this theoretical basis, the study of the concept of Cinema of Poetry will be developed, having as its initial basis in the text The cinema of poetry by the author Pier Paolo Pasolini. During the path that this research will take, it is expected that the debates and studies on the phenomenon of poetry and its occurrence in cinema and other arts will be expanded.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectDiscurso poéticopor
dc.subjectCinema de poesiapor
dc.subjectTerrence Malickpor
dc.subjectDiscurso cinematográficopor
dc.subjectPoetic discourseeng
dc.subjectCinema of poetryeng
dc.subjectTerrence Malickeng
dc.subjectCinematographic discourseeng
dc.titleCinema de poesia: a construção do poético nos filmes cinzas no paraíso e o novo mundopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Queiroz, Carlos Eduardo Japiassú de-
dc.description.resumoEsta dissertação investiga o conceito de Cinema de Poesia e suas características através da exploração de traços estéticos e técnicos usados pelo diretor Terrence Malick nos filmes O Novo Mundo (2005) e Cinzas no Paraíso (1978). Essa investigação tem como objetivo analisar os elementos próprios da linguagem cinematográfica para produzir o discurso poético no cinema por meio de uma mudança nos seus códigos convencionais. Para a compreensão desse fenômeno, a pesquisa adentra na ideia geral e também literária do termo poesia, em seguida, passa por um comparativo com o conceito de prosa literária e, consequentemente, com o cinema prosaico. Após esse embasamento teórico, o estudo do conceito de cinema de poesia será desenvolvido tendo como fundamento inicial o texto O cinema de poesia do autor Pier Paolo Pasolini. Os resultados dessa análise apontam a necessidade de mais pesquisas na área, espera-se que se ampliem os debates e os estudos do fenômeno da poesia e sua ocorrência no cinema e nas demais artes.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Interdisciplinar em Cinemapt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.contributor.advisor-co1Souza, Carlos Cézar Mascarenhas de-
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA_CAROLINE_SILVA_BARROS.pdf2,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.