Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17365
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorAlmeida, Ernesto Araújo de-
dc.date.accessioned2023-04-18T18:36:13Z-
dc.date.available2023-04-18T18:36:13Z-
dc.date.issued2020-08-14-
dc.identifier.citationALMEIDA, Ernesto Araújo de. Funções quadráticas : ensino e aplicações. 2020. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17365-
dc.description.abstractThe difficulty that students face in the first year of high school is related to the study of quadratic functions, in solving quadratic equations and building their graph, because, generally, the first contact with non-linear curves happens from the construction of the parable, the point of signifying the success or failure of students in subjects related to Exact Sciences, such as Mathematics and Physics. The objective of this dissertation is to contribute to the teaching and learning of quadratic functions in the final series of basic education and, mainly, in the initial series of high school, and to guide pedagogical practice through its applications, such as in Physics and Economics, providing correlations with the real world without ignoring digital technologies, such as the PhET simulator and the GeoGebra application, whose appropriate and interactive uses can facilitate the understanding of concepts and properties, in addition to functioning as a useful tool in the abstraction process, allowing a more transparent view of the subject under study.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEquação quadráticapor
dc.subjectFunção quadráticapor
dc.subjectParábolapor
dc.subjectQuadratic equationeng
dc.subjectQuadratic functioneng
dc.subjectParabolaeng
dc.titleFunções quadráticas : ensino e aplicaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Caicedo Roque, Alejandro-
dc.description.resumoA dificuldade que os alunos enfrentam no primeiro ano do ensino médio está relacionada ao estudo das funções quadráticas, em resolver equações quadráticas e construir seu gráfico, pois, geralmente, o primeiro contato com curvas não-lineares acontece a partir da construção da parábola, a ponto de significar o sucesso ou o fracasso de estudantes em disciplinas relacionadas às Ciências Exatas, como Matemática e Física. O objetivo dessa dissertação é contribuir no ensino e aprendizado de funções quadráticas nas séries finais da educação básica e, principalmente, na série inicial do ensino médio, e orientar a prática pedagógica através de suas aplicações, como em Física e em Economia, propiciando correlações com o mundo real sem ignorar as tecnologias digitais, tais como o simulador PhET e o aplicativo GeoGebra, cujos usos adequados e interativos podem facilitar a compreensão de conceitos e propriedades, além de funcionarem como ferramenta útil no processo de abstração, possibilitando uma visão mais transparente do tema em estudo.pt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ERNESTO_ARAUJO_ALMEIDA.pdf3,21 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.