Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17461
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Jeverton dos-
dc.date.accessioned2023-04-24T17:58:06Z-
dc.date.available2023-04-24T17:58:06Z-
dc.date.issued2022-11-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Jeverton dos. O grand écart na dança: estudos a partir da anatomia para o movimento. 2022. 60 f. Monografia (Graduação de Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17461-
dc.description.abstractThis Course Conclusion Work addresses discussions about anatomical knowledge in dance teaching. Through an injury caused by stretching from the “Grand Écart”, in Classical Ballet, I describe information from the field of Kinesiology to rethink how the structures of the body are organized in a dance technique. The lack of body preparation, stretching and warm-up, as well as the inappropriate use of muscles for certain actions can cause numerous injuries in dancing. This study is relevant in fostering reflections on teacher training in dance based on body awareness from the study of anatomy (SAMPAIO, 2015; CLIPPINGER, 2019; BALDI, 2017; BERTAZZO, 2010, 2012, 2014; GODARD, 1994; MORANDI; STRAZZACAPPA, 2006). The methodological approach starts from a literature review and analyzes of the Grand Écart stretching. Thus, as it deals with a scarce subject of theoretical reference on how the body is structured in the performance of Grand Écart, this work intends to contribute to the studies of the anatomy of dance.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectDançapor
dc.subjectBalépor
dc.subjectAnatomia humanapor
dc.subjectAlongamentopor
dc.subjectLesões corporaispor
dc.subjectClassical balleteng
dc.subjectDance injurieseng
dc.subjectGrand Écarteng
dc.subjectMovement Reeducationeng
dc.titleO grand écart na dança: estudos a partir da anatomia para o movimentopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Feitoza, Jonas Karlos de Souza-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda discussões sobre os conhecimentos anatômicos no ensino da dança. Mediante uma lesão provocada por um alongamento a partir do“Grand Écart”, no Balé Clássico, informações são apresentadas provenientes do campo da Cinesiologia para repensarmos como se organizam as estruturas do corpo em uma técnica de dança. A falta de preparação corporal, alongamento e aquecimento, bem como o uso inadequado de musculaturas em determinadas ações podem provocar inúmeras lesões no fazer da dança. Esse estudo possui relevância ao fomentar reflexões sobre a formação de professores em dança pautada na conscientização do corpo a partir do estudo da anatomia (SAMPAIO, 2015; CLIPPINGER, 2019; BALDI, 2017; BERTAZZO, 2010, 2012, 2014; GODARD, 1994; MORANDI; STRAZZACAPPA, 2006). A abordagem metodológica parte de revisão bibliográfica e análises do alongamento Grand Écart. Assim, por tratar de um assunto escasso de referencial teórico sobre como se estrutura o corpo na execução de Grand Écart, este trabalho pretende contribuir para os estudos da anatomia da dança.pt_BR
dc.publisher.departmentDDA - Departamento de Dança – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localAracajupt_BR
Appears in Collections:Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jeverton_Santos.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.