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dc.contributor.authorSantos, Rodrigo de Souza-
dc.date.accessioned2023-04-24T20:10:07Z-
dc.date.available2023-04-24T20:10:07Z-
dc.date.issued2022-08-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Rodrigo de Souza. Formação de professores e cultura digital : contextos e perspectivas da formação docente em Educação Física. 2022. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17465-
dc.description.abstractThe objective of this research is to analyze the insertion of digital culture and the mediaeducational aspects of the initial training of teachers of the Bachelor's Degree in Physical Education at the Federal University of Sergipe. Configured as a case study, it was initially carried out with document analysis of the Political Project of the Course (PPC), then, application of questionnaires through online forms with 10 (ten) teachers of the Physical Education course (Bachelor's Degree) and semi-structured interviews with 3 (three) of these subjects. To analyze two data, we used content analysis, which allowed us to break down into two thematic categories, namely: a) As technologies: (in)understandings, conceptions and their uses; b) Physical Education and Digital Culture: contributions, tensions and perspectives. The results suggest that the analyzed course, however, contains scattered elements regarding the use of technologies and their training possibilities, lacks curricular attention, not respecting a training immersed in digital culture. However, the predominant individual teaching actions show us that the course is moving towards a training that considers digital culture as inseparable from teacher training. Thus, permeated by various epistemological and conceptual conceptions, digital culture is understood in this field as a structuring factor, not a teaching factor. It materializes in technologies, in new languages or in a critical reflection on two media processes.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEnsino de educação superiorpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectCultura e tecnologiapor
dc.subjectProfessores de educação físicapor
dc.subjectSergipepor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectCultura digitalpor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectLinguagenspor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectDigital cultureeng
dc.subjectLanguageseng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectTechnologieseng
dc.titleFormação de professores e cultura digital : contextos e perspectivas da formação docente em Educação Físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mezzaroba, Cristiano-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo analisar a inserção da cultura digital e os aspectos mídia-educativos da formação inicial docente no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Sergipe. Configurada como um estudo de caso, inicialmente foi realizada a análise documental do Projeto Político de Curso (PPC), depois, aplicação de questionários por meio de formulários online com 10 (dez) docentes do curso de Educação Física (Licenciatura) e entrevistas semiestruturadas com 3 (três) destes sujeitos. Para análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo, a qual nos permitiu chegar a duas categorias temáticas, sendo elas: a) As tecnologias: (in)compreensões, concepções e os seus usos; b) Educação Física e Cultura Digital: contribuições, tensões e perspectivas. Os resultados apontam que o curso analisado, embora contenha elementos dispersos quanto aos usos das tecnologias e suas possibilidades formativas, carece de uma atenção curricular no que diz respeito a uma formação imersa na cultura digital. Entretanto, as ações docentes individuais prevalecem e nos mostram que o curso caminha para uma formação que considera a cultura digital como indissociável na formação de professores(as). Dessa forma, permeada por diversas concepções epistemológicas e conceituais, a cultura digital é compreendida neste campo como estruturante no fazer docente. Seja materializada nas tecnologias, nas novas linguagens ou na reflexão crítica acerca dos processos midiáticos.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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