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dc.contributor.authorBarros, Emanuelle Silveira Nunes-
dc.date.accessioned2023-04-24T20:56:56Z-
dc.date.available2023-04-24T20:56:56Z-
dc.date.issued2022-08-30-
dc.identifier.citationBARROS, Emanuelle Silveira Nunes. Tecnologias digitais em cursos livres de inglês : lógicas da educação neoliberal. 2022. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17466-
dc.description.abstractThe dynamics imbricated in society by passing through increasingly markedly neoliberal discourses in the most varied criteria beyond the economic. When dealing with the educational sector, we can identify marketing pillars, for example, in the characterization of English language learning as an investment linked to the ideal of socioeconomic prestige. In parallel to regulate this language, the formation of a wave of subjectivation of specific interest groups reverberates hegemonic narratives rooted on the coordination of English learning in English courses based on methodology often associated with the use of digital technologies. This dissertation, in this line of Technologies, Languages and Education, identifies the role of digital technologies in the pedagogical proposal of English, analyzing the uses of these resources and the practical impacts on free public education. As objectives, it is intended to point out the proposals for the pedagogical use of technologies; to understand the meanings of success in learning that cross the discourses of the investigated courses; and, punctuate the neoliberal values for education. Methodologically, it is characterized as a case study (YIN, 2015), under a qualitative approach, since it intends to evaluate the context based on the participants' experiences and related theory. Data were collected through semi-structured interviews based on Freeman's Faculty Research and Auerbach and Silverstein's (2003) coding process.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEnsino de educaçãopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectNeoliberalismopor
dc.subjectEscolas de línguaspor
dc.subjectMeios auxiliares de ensinopor
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.subjectCursos livrespor
dc.subjectEducação neoliberalpor
dc.subjectDigital technologieseng
dc.subjectEnglish languageeng
dc.subjectLanguage courseseng
dc.subjectNeoliberal educationeng
dc.titleTecnologias digitais em cursos livres de inglês : lógicas da educação neoliberalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Paulo Roberto Boa Sorte-
dc.description.resumoAs dinâmicas imbricadas na sociedade se demonstram, cada vez mais, perpassadas por discursos marcadamente neoliberais nos mais variados âmbitos para além do econômico. Ao tratarmos do setor educacional, podemos identificar pilares mercadológicos, por exemplo, na caracterização da aprendizagem da língua inglesa como um investimento atrelado ao ideal de prestígio socioeconômico. Em paralelo à marginalização do ensino público regular desse idioma, a formação de uma onda de subjetivações coordenada por grupos de interesses específicos reverbera narrativas hegemônicas enraizadas acerca da efetividade da aprendizagem nos cursos livres de inglês a partir de uma metodologia, muitas vezes, associada ao uso de tecnologias digitais. Esta dissertação, inserida na linha de Tecnologias, Linguagens e Educação, objetiva identificar o papel das tecnologias digitais na proposta pedagógica dos cursos livres de inglês, analisando os usos desses recursos e os possíveis impactos dessas práticas no ensino público. Como objetivos específicos, pretende-se apontar as propostas de uso pedagógico das tecnologias; compreender quais sentidos de sucesso na aprendizagem atravessam os discursos dos cursos investigados; e, pontuar os valores neoliberais para a educação. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo de caso (YIN, 2015), sob uma abordagem qualitativa, visto que se pretende avaliar o contexto pesquisado com base nas experiências dos participantes e na teoria relacionada. Os dados foram coletados por meio das entrevistas semiestruturadas analisadas com base na Pesquisa Docente de Freeman (1998) e no processo de codificação de Auerbach e Silverstein (2003).pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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