Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17473
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorRocha, Vinícius Oliveira-
dc.date.accessioned2023-04-25T22:40:19Z-
dc.date.available2023-04-25T22:40:19Z-
dc.date.issued2023-03-06-
dc.identifier.citationROCHA, Vinícius Oliveira. A crítica de cinema como gênero discursivo jornalístico: um estudo de caso a partir de Bacurau. 2023. 119 f. (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17473-
dc.description.abstractThe present work seeks to address film criticism as a journalistic discursive genre and how its discursive constructions, along with the repertoires and references possessed by the critic (including geocultural ones), seek to legitimize his position in his process of film analysis. For this, a set of reviews of the film Bacurau (2019) written in Portuguese, English and French was determined as the research object. The adopted literature initially traced a historical path of criticism, presenting the main milestones and transformations experienced by it at an international and national level, and also bringing the challenges and clashes faced by critics in the digital environment. Then, a proposal was brought to correlate the Order of Discourse, as presented by Michel Foucault, with the construction processes of critical discourse. For the analysis of the reviews, the methodology was constructed based on the Thematic Analysis, and the collection and analysis of the contents identified in these criticisms sought first to work them separately by language and then comparatively. The results show that most critics see geographical and political themes in Bacurau, linking them to their cinematographic and cultural repertoires, allowing them to make connections between the film and film works by other directors and cinematographic genres such as the western. At the same time, the subjectivities of these critics emerged from the discourses produced about the film, allowing to identify substantial differences in their analyzes depending on their geocultural references, while their repertoires helped to outline common elements to the formation of the critic and the production of his discourse even in different parts of the world.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCrítica cinematográficapor
dc.subjectOrdem do discursopor
dc.subjectBacurau (filme)por
dc.subjectKleber Mendonça Filhopor
dc.subjectAnálise temáticapor
dc.subjectFilm criticismeng
dc.subjectOrder of discourseeng
dc.subjectThematic analysiseng
dc.titleA crítica de cinema como gênero discursivo jornalístico: um estudo de caso a partir de Bacuraupt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Sonia Aguiar-
dc.description.resumoO presente trabalho busca abordar a crítica cinematográfica enquanto um gênero discursivo jornalístico e como suas construções discursivas, junto aos repertórios e referenciais possuídos pelo crítico (incluindo-se os geoculturais), buscam legitimar a posição dele no seu processo de análise dos filmes. Para isso, determinou-se como objeto de pesquisa um conjunto de críticas do filme Bacurau (2019) escritas em português, inglês e francês. A literatura adotada traçou, inicialmente, um percurso histórico da crítica enquanto uma atividade profissional, apresentando os principais marcos e transformações vivenciadas por ela a nível internacional e nacional, além de abordar os novos desafios e embates enfrentados pelos críticos no ambiente digital. Em seguida, apresenta-se uma discussão que correlaciona a Ordem do Discurso, tal qual apresentada por Michel Foucault, com os processos de construção do discurso crítico. Para a análise das críticas, a metodologia foi construída com base na Análise Temática, a partir de coleta de dados e análise dos conteúdos identificados, separadamente, em críticas produzidas nos três idiomas previamente selecionados. Os resultados mostram que a maioria dos críticos enxerga em Bacurau temáticas geográficas e políticas, atrelando-as aos seus diferenciados repertórios culturais e cinematográficos, o que os leva a fazer conexões entre o filme e obras fílmicas de outros diretores e gêneros cinematográficos, com ênfase ao faroeste. Ao mesmo tempo, as subjetividades desses críticos emergiram dos discursos produzidos a respeito do filme, permitindo identificar diferenças substanciais nas suas análises, a depender de seus referenciais geoculturais, enquanto seus repertórios ajudaram a traçar elementos comuns à formação do crítico e à produção de seu discurso, mesmo em diferentes locais do mundo.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VINICIUS_OLIVEIRA_ROCHA.pdf2,72 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.