Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17514
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Luan Vinícius Carvalho de-
dc.date.accessioned2023-05-05T21:23:25Z-
dc.date.available2023-05-05T21:23:25Z-
dc.date.issued2022-04-28-
dc.identifier.citationALMEIDA, Luan Vinícius Carvalho de. "Vem ver, gente, esse samba como é": caminhos, olhares e escutas acerca do Samba de Aboio-Sergipe. 2022. 158 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, Sergipe, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17514-
dc.description.abstractThe focus of this work is the Samba de Aboio Santa Bárbara, from Povoado Aguada, in the municipality of Carmópolis-SE. Samba is a celebration in honor of Santa Bárbara/Iansã and the liberation of the enslaved. The samba takes place only once a year, at the end of Holy Week and has a Nagô origin, which is perceived in the bath of stones that represent the Saint. Several baths are made on these stones, such as the bath with honey and palm oil, bath with herbs and bath with the blood of male animals. After the baths, Samba de Aboio takes place in front of Santa's house, located in Povoado Aguada. Having ethnoresearch as a methodological support (MACEDO, 2015), the field research carried out between 2016 and 2019 was of fundamental relevance for the elaboration of this work, which included consulting the collection of interviews, observation of almost all stages of the party, formal and informal conversations with Samba players. The plurality of voices of people who samba in this party makes up the body of this work. This research is based on the concepts and reflections on Samba de Aboio and ancestry (CALDERARO, SANTOS, SILVA, 2007; ASSIS, 2018; MARTINS, 2021), drums and musicality (ROCHA, 2020; SANTANA, 2020); black families (GONZALEZ; COLLINS; OYEWUMI) and Nagô peoples (SODRÉ; 1998, 2017; AMARAL, 2012). Through the paths trodden in the territory, listening to the voices of the people of Samba de Aboio and the looks that I cast on the party, I present as research results, a conglomeration of reflections that discusses several issues based on the issue of the party and popular cultures aphrodiasporic.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCultura popularpor
dc.subjectCarmópolis (SE)por
dc.subjectFestas folclóricaspor
dc.subjectSamba de Aboiopor
dc.subjectPovoado Aguadapor
dc.subjectCulturas popularespor
dc.subjectSergipepor
dc.subjectPopular culturespor
dc.title"Vem ver, gente, esse samba como é": caminhos, olhares e escutas acerca do Samba de Aboio-Sergipept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Aguiar, Fernando José Ferreira-
dc.description.resumoO foco desse trabalho é o Samba de Aboio Santa Bárbara, do Povoado Aguada, do município de Carmópolis-SE. O samba é uma festa em homenagem a Santa Bárbara/Iansã e a libertação dos escravizados. O samba ocorre apenas uma vez ao ano, no final da Semana Santa e possui uma origem Nagô, o que é percebido no banho de pedras que representam a Santa. Vários banhos são feitos nessas pedras, como por exemplo, o banho com mel e dendê, banho de ervas e banho com sangue de animais machos. Após os banhos, o Samba de Aboio acontece em frente à casa da Santa, localizada no Povoado Aguada. Tendo a etnopesquisa como suporte metodológico (MACEDO, 2015), a pesquisa de campo realizada entre os anos de 2016 e 2019 foi de fundamental relevância para a elaboração deste trabalho, que contou com a consulta ao acervo de entrevistas, observação de quase todas as etapas da festa, conversas formais e informais com brincantes do Samba. A pluralidade de vozes de pessoas que sambam nessa festa compõe o corpo desse trabalho. Essa pesquisa traz como base os conceitos e as reflexões sobre o Samba de Aboio e ancestralidade (CALDERARO, SANTOS, SILVA, 2007; ASSIS, 2018; MARTINS, 2021), tambores e musicalidade (ROCHA, 2020; SANTANA, 2020); famílias negras (GONZALEZ; COLLINS; OYEWUMI) e povos Nagôs (SODRÉ; 1998, 2017; AMARAL, 2012). Através dos caminhos trilhados no território, as escutas das vozes das pessoas do Samba de Aboio e os olhares que lancei sobre a festa, apresento como resultados da pesquisa, um conglomerado de reflexões que discorre sobre diversas questões pautadas na questão da festa, das culturas populares afrodiaspóricas e práticas culturais.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Popularespt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Dumas, Alexandra Gouvêa-
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Culturas Populares

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUAN_VINICIUS_CARVALHO_ALMEIDA.pdf6,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.