Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17527
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Joelma Ferreira da-
dc.date.accessioned2023-05-09T21:49:09Z-
dc.date.available2023-05-09T21:49:09Z-
dc.date.issued2022-03-17-
dc.identifier.citationSILVA, Joelma Ferreira da. O cotidiano e o reflexo das tradições culturais presentes nos corpos negros das filhas de Oxum. 2022. 151 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, Sergipe, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17527-
dc.description.abstractThe daily life of black women initiated in the religion of Candomblé is permeated by meanings that descend from a specific Brazilian history, which express cultural meanings in society. To reflect the contemporary social context from the perspectives of these women, this research focused on knowing the daily life and reflection of the traditions and cultural elements present in the black bodies of Oxum's daughters, performing an artistic production in Contemporary Dance inspired by the narratives and body-territory relationship of these women. Being as a qualitative approach, the research methodology uses Oral History through semi-structured interviews conducted individually and in a focus group, and daily field use. For artistic creation, the Dancer-Researcher-Interpreter (BPI) was the method chosen for conducting dance research; elaborated by Graziela Rodrigues, this type of study is based on its relationship with Brazilian culture. This research is based on the concepts of Daily Life (HELLER, 2004), Ancestry (OLIVEIRA, 2005, 2016), territorial-body (MIRANDA, 2020), Gender (OYĚWÙMÍ, 2004; 2021), Popular Culture (HALL, 2013) and Empowerment (BERTH, 2019). Each methodological stage of this research is documented through photos, audios and videos, gathering information for the development of this project. The results of the research bring the presence of cultural elements that permeate the daily life of black women daughters of Oxum, with discussions about the ancestral link of these women with their black female bodies in promoting their empowerment processes, which inspired the dramaturgy of the work, a solo in contemporary dance.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCultura popularpor
dc.subjectAspectos religiosospor
dc.subjectCultos afrobrasileirospor
dc.subjectOxum (Orixá)por
dc.subjectNegraspor
dc.subjectReligião e culturapor
dc.subjectRitos e cerimôniaspor
dc.subjectCotidianopor
dc.subjectAncestralidadepor
dc.subjectOxumpor
dc.subjectMulher negrapor
dc.subjectProcesso criativopor
dc.subjectDaily lifeeng
dc.subjectAncestryeng
dc.subjectBlack womaneng
dc.subjectCreative processeng
dc.titleO cotidiano e o reflexo das tradições culturais presentes nos corpos negros das filhas de Oxumpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Luana Foroni-
dc.description.resumoO cotidiano de mulheres negras iniciadas na religião do Candomblé é permeado por sentidos que descendem de uma história específica brasileira e que exprimem significados culturais na sociedade. Para refletir o contexto social contemporâneo a partir das perspectivas dessas mulheres, nesta pesquisa tive como foco conhecer o cotidiano e o reflexo das tradições e dos elementos culturais presentes nos corpos negros das filhas de Oxum, realizando uma produção artística em Dança Contemporânea inspirada nas narrativas e relação corpo-território destas mulheres. Sendo de abordagem qualitativa, a metodologia da pesquisa utiliza-se da História Oral, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas individualmente e em grupo focal, bem como o uso do diário de campo. Para a criação artística, o Bailarino-PesquisadorIntérprete (BPI) foi o método escolhido para a realização da pesquisa em dança. Elaborado por Graziela Rodrigues, este modo de estudo é fundamentado na sua relação com a cultura brasileira. Esta pesquisa toma como base os conceitos de Cotidiano (HELLER, 2004), Ancestralidade (OLIVEIRA, 2005, 2016), Corpo-Território (MIRANDA, 2020), Gênero (OYĚWÙMÍ, 2004; 2021), Cultura Popular (HALL, 2013) e Empoderamento (BERTH, 2019). Cada etapa metodológica desta pesquisa está documentada através de fotos, áudios e vídeos, em que foram recolhidas informações para o desenvolvimento deste projeto. Os resultados da pesquisa trazem a presença dos elementos culturais que permeiam o cotidiano das mulheres negras filhas de Oxum, com discussões acerca do elo ancestral destas mulheres com seus corpos negros femininos na promoção dos seus processos de empoderamento, que inspirou a dramaturgia da obra, um solo em dança contemporânea.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Popularespt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Culturas Populares

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOELMA_FERREIRA_SILVA.pdf3,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.