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Tipo de Documento: Monografia
Título: Brincar e a Terapia Ocupacional
Autor(es): Monteiro, Brenda Belmira Teles
Santos, Camila Valéria dos
Data do documento: 9-Fev-2022
Orientador: Soares, Taís Bracher Annoroso
Resumo: A infancia é uma fase importante da vida onde a criança irá aprender, se desenvolver e evoluir, é através da ação do brincar que as crianças vão compreender o mundo e aperfeiçoar diversos aspectos como: questões emocionais, psicomotoras, sociais e cognitivas. Objetivo: Compreender a relação do brincar e a Terapia Ocupacional. Método: trata-se de uma revisão integrativa da leitura que tem por finalidade reunir resultados e sintetizar sobre as pesquisas acerca do determinado tema, contribuindo para o conhecimento da área no qual se refere o tema brincar e a Terapia Ocupacional. Resultados: foram revisados 16 artigos, onde encontramos 3 núcleos de sentido, sendo eles: definição do brincar; Avaliações, testes e protocolos do brincar; e o brincar e a terapia ocupacional. Conclusão: indica que não temos uma só definição do brincar, e diversos autores e artigos trazendo suas definições, relevantes, Além de que a forma como o brincar é utilizado em terapia não influencia em sua importância e que cada profissional, a partir da necessidade do paciente/cliente, vai adaptar em sua pratica.
Abstract: Childhood is an important phase of life where the child will learn, develop and evolve, it is through the action of play that children will understand the world and improve various aspects such as: emotional, psychomotor, social and cognitive issues. Objective: To understand the relationship between play and Occupational Therapy. Method: this is an integrative review of reading that aims to gather results and synthesize research on a given topic, contributing to the knowledge of the area in which the topic of play and Occupational Therapy refers. Results: 16 articles were reviewed, where we found 3 cores of meaning, namely: definition of play; Play assessments, tests and protocols; and play and occupational therapy. Conclusion: it indicates that we do not have a single definition of play, and several authors and articles bringing their relevant definitions, In addition to the fact that the way in which playing is used in therapy does not influence its importance and that each professional, based on the need of the patient/client, will adapt in their practice.
Palavras-chave: Terapia ocupacional
Crianças
Brincadeiras
Jogos
Jogos e brinquedos
Child
Occupational therapy
Games and Toys
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DTOL - Departamento de Terapia Ocupacional – Lagarto - Presencial
Citação: MONTEIRO, Brenda Belmira Teles; SANTOS, Camila Valéria dos. Brincar e a Terapia Ocupacional. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2022.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17581
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