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Tipo de Documento: Monografia
Título: Bullying não é “mi mi mi” – repercussões na saúde mental e cotidiano escolar de adolescentes e as possíveis contribuições em Terapia Ocupacional
Autor(es): Gois, Jéssica Gleice do Nascimento
Data do documento: 10-Jan-2022
Orientador: Barcellos, Rita de Cássia de Oliveira
Resumo: A adolescência se caracteriza como a fase de transição entre a infância e a idade adulta perpassada por mudanças biopsicossociais. A escola pode ser considerada como local de referência para o pleno desenvolvimento global do adolescente, todavia, o bullying escolar pode colocar em xeque esse ideário, sendo este um fenômeno marcado por comportamentos agressivos permeado por certas características especiais, numa relação de poder assimétrica e repetitiva. Destarte, esse trabalho tem o objetivo de empreender uma revisão integrativa de literatura acerca das repercussões do bullying no cotidiano e na saúde mental de adolescentes e as possíveis contribuições em Terapia Ocupacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de revisão integrativa, organizada em duas dimensões, nas quais foi utilizada a regra da exaustividade e categorização, de maneira que os resultados foram apresentados por meio de mapas mentais. Os resultados apontam repercussões na saúde mental e cotidiano, que envolve sintomas de internalização, ideação suicida, tentativa de suicídio, insônia, absenteísmo escolar e evasão escolar. As possíveis intervenções da Terapia Ocupacional estão embasadas em Abordagem em Múltiplas Camadas, de forma universal, seletiva e indicada, envolvendo os estudantes, o corpo escolar e a família. A conclusão do estudo aponta para o fato de que o bullying pode comprometer o cotidiano dos adolescentes de tal maneira, podendo repercutir indefinidamente na constituição da saúde mental e vida diária dos adolescentes envolvidos. A Terapia Ocupacional, emerge como um dispositivo passível de intervenção diante do fenômeno, contribuindo na prevenção, promoção e bem estar em saúde mental.
Abstract: Adolescence is characterized as the transitional phase between childhood and adulthood permeated by biopsychosocial changes. The school can be considered by parents and educators as a place of reference for the full global development of adolescents, however, school bullying can put this idea in check. This being a phenomenon marked by aggressive behavior permeated by certain special characteristics, in an asymmetrical and repetitive power relationship. Thus, this work aims to undertake an integrative literature review about the repercussions of bullying on the daily life and mental health of adolescents and the possible contributions to Occupational Therapy. This is a qualitative research, carried out through a systematic literature review, organized into two dimensions, in which the exhaustiveness and categorization rule was used, so that the results were presented through mental maps, to facilitate the process of the study preview. The results point to repercussions on mental health and daily life, which involves symptoms of internalization, suicidal ideation, suicide attempt, insomnia, school absenteeism and school dropout. The possible interventions of Occupational Therapy are based on a multilayered approach, in a universal, selective and indicated way, involving students, the school staff and the family. The study's conclusion points to the fact that bullying can compromise the daily lives of adolescents in such a way, that it can have an indefinite impact on the constitution of mental health and daily life of the adolescents involved. Occupational Therapy emerges as a device capable of intervention in the face of the phenomenon, contributing to prevention, promotion and well-being in mental health.
Palavras-chave: Terapia ocupacional
Saúde mental
Adolescência
Assédio nas escolas
Bullying
Saúde mental
Adolescência
Terapia Ocupacional
Bullying
Mental health
Adolescence
Occupational therapy
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DTOL - Departamento de Terapia Ocupacional – Lagarto - Presencial
Citação: GOIS, Jéssica Gleice do Nascimento. Bullying não é “mi mi mi” – repercussões na saúde mental e cotidiano escolar de adolescentes e as possíveis contribuições em Terapia Ocupacional. 2022.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2022.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17598
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