Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17601
Tipo de Documento: Monografia
Título: Polioencefalomalacia em bovino - relato de caso.
Autor(es): Mendonça, Karen Duanny Santos Barbosa
Data do documento: 5-Abr-2023
Orientador: Simplício, Kalina Maria de Medeiros Gomes
Resumo: O Estágio Supervisionado Obrigatório é uma das exigências para a obtenção do grau de Médico Veterinário da Universidade Federal de Sergipe – Campus do Sertão. O relatório tem como finalidade descrever as atividades desenvolvidas pela discente no período de 12 de agosto de 2022 a 01 de janeiro de 2023. O primeiro estágio foi realizado na empresa Biorep (Biotecnologias da Reprodução Animal), em Aracaju, SE. A maior casuística se obteve na área de reprodução bovina, com realização de diagnósticos gestacionais através de palpação retal e ultrassonografia, protocolos de inseminação artificial e avaliação ginecológica de vacas e novilhas. Ademais, outras atividades eram distribuídas nas áreas de clínica e cirurgia de bovinos. O segundo estágio foi realizado na Clínica de Bovinos, em Garanhuns, PE. As atividades foram relacionadas à clínica médica, cirúrgica, laboratório clínico e patologia animal. Além disso, eram feitas visitas clínicas diárias aos pacientes internados, juntamente com o corpo técnico, residentes e demais estagiários da instituição. A vivência contribuiu na aquisição de competências demandadas pela profissão de médica veterinária, permitindo aprimorar o conhecimento e desenvolver habilidades profissionais. Além do relatório de estágio, o trabalho de conclusão do curso consta de revisão da literatura sobre Polioencefalomalacia, doença relevante para sanidade de ruminantes, e descrição de um bezerro acometido pela enfermidade. A escolha da temática ocorreu pelo quadro clínico característico da doença, bem como a boa evolução clínica do animal.
Palavras-chave: Medicina veterinária
Bezerro
Cegueira
Necrose cortical
área CNPQ: CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: NMVS – Núcleo de Graduação em Medicina Veterinária - Nossa Senhora da Glória – Presencial
Citação: MENDONÇA, Karen Duanny Santos Barbosa. Polioencefalomalacia em bovino - relato de caso. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, 2023.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17601
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Karen_Duanny_Santos_Barbosa_Mendonca.pdf5,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.