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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17608
Tipo de Documento: | Tese |
Título: | Nas páginas da Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (1998-2019) : disputas institucionais, memória histórica e práticas da escrita de um campo |
Autor(es): | Silva, Wênia Mendonça |
Data do documento: | 24-Fev-2023 |
Orientador: | Souza, Josefa Eliana |
Resumo: | A presente tese investiga a trajetória e o perfil da revista institucional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS) e, em particular a produção relativa à História da Educação. O recorte temporal contempla os anos de 1998-2019 e justifica-se por corresponder, respectivamente, ao ano da primeira edição da revista e ao ano correspondente a última publicação antes da mudança de perfil editorial do periódico, que passou a ser publicado em fluxo contínuo e atender não mais a linhas de interesse específicas, dentre as quais a História da Educação, mas a um escopo ampliado de estudos: a área de Educação. Buscamos neste periódico acadêmico, para além das práticas de escrita da historiografia educacional, as suas fases, de modo a compreender as lutas travadas neste campo em vistas ao alcance da legitimidade em termos de produção científica, as suas formas organizativas, os agentes idealizadores da Revista e os seus (re) produtores de discursos, a fim de entender também o funcionamento da produção do conhecimento científico do/no referido campo educacional. A base teórica está sustentada nas concepções da História Cultural e nos conceitos de campo e capital (científico), de Pierre Bourdieu, e representação, firmado por Roger Chartier, além do conceito de Geração, fundamentado por Karl Mannheim e Genealogia Acadêmica desenvolvido por Cassidy Sugimoto. Neste estudo o periódico em análise adquire a dupla função de objeto e fonte. Desta forma, além do diálogo com as produções da revista (o corpus documental), utilizamos como fonte documentos normativos, a exemplo dos pareceres e resoluções relativos ao funcionamento do PPGED/UFS, as atas de reuniões do mesmo e entrevistas semiestruturadas com agentes da revista. A opção metodológica se fez pela operação historiográfica desenvolvida por Michel de Certeau, a partir da relação entre os produtos e os lugares de produção, bem como pela análise de conteúdo elaborada por Laurence Bardin, a fim de verificar no interior das narrativas como os elementos relativos à História da Educação se materializaram no periódico supracitado. Ao todo foram contabilizados 580 artigos entre números, seções e dossiês temáticos produzidos em torno das áreas de interesse da Revista, que, ao longo das suas fases, esteve atrelada ao escopo investigativo do PPGED/UFS, seu lugar de produção. Constatamos que a dinâmica conjuntural da Revista resultou, ao longo dos anos em um movimento contrastante entre o aumento da visibilidade e a diminuição das publicações relativas à área destacada neste estudo, bem como na limitada participação dos agentes representativos do referido campo. Em vista disso, defendemos a tese de que o periódico evidenciou a configuração do campo acadêmico no PPGED/UFS, as disputas dos agentes em prol da legitimidade científica e o estabelecimento de grupos, funcionando como espaço de representação identitária destes. Além disso, a definição das prioridades discursivas e temáticas da revista estiveram subordinadas à atuação dominante dos agentes no referido periódico. |
Abstract: | This thesis investigates the trajectory and profile of the institutional journal of the
Graduate Program in Education at the Federal University of Sergipe (PPGED/UFS) and,
in particular, the production related to the History of Education. The time frame includes
the years 1998-2019 and is justified by corresponding, respectively, to the year of the first
issue of the magazine and to the year corresponding to the last publication before the
change in the editorial profile of the journal, which began to be published in a
continuously, and to attend no longer to specific lines of interest, among which the
History of Education, but to a comprehensive scope of studies: the Education area. We
seek in this academic journal, beyond the writing practices of educational historiography,
its phases, in order to understand the struggles fought in this area aiming to achieving
legitimacy in terms of scientific production, its organizational forms, the Journal’s
idealizing agents and their (re)producers of discourses, so as to also understand the
clockwork of the scientific knowledge production in the respective educational field. The
theoretical foundation is based on the conceptions of Cultural History, and in the concepts
of field and (scientific) capital, by Pierre Bourdieu, and representation, signed by Roger
Chartier, in addition to the concept of Generation, founded by Karl Mannheim and
Academic Genealogy developed by Cassidy Sugimoto. In this study, the journal under
analysis acquires the dual function of object and source. Thus, in addition to the dialogue
with the magazine's productions (the documentary collection), we used normative
documents as source, such as the opinions and resolutions regarding the functioning of
the PPGED/UFS, the transcripts of its meetings and semi-structured interviews with
agents of the magazine. The methodological choice was made by the historiographical
operation developed by Michel de Certeau, based on the relationship between the
products and the places of production, as well as by the content analysis discussed by
Laurence Bardin, in order to verify within the narratives how the relative elements to the
History of Education materialized in the aforementioned journal. In all, 580 articles were
counted among issues, sections and thematic dossiers produced around the areas of
interest of the Journal, which, throughout its phases, it was linked to the investigative
scope of the PPGED/UFS, its production place. We found that the journal's conjunctural
dynamics resulted, over the years, in a contrasting movement between the increase in
visibility and the decrease in publications related to the area highlighted in this study, as
well as in the limited participation of representative agents in that field. Therefore, we
defend the thesis that the journal demonstrated the configuration of the PPGED/UFS
academic field, the disputes of the agents in favor of scientific legitimacy and the
establishment of groups, acting as space for their identity representation. In addition, the
definition of the journal's discursive and thematic priorities were subordinated to the
dominant action of the agents in that journal.________________________________________________________________________________________________________________________________ Esta tesis investiga la trayectoria y el perfil de la revista institucional del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Sergipe (PPGED/UFS) y, en particular, la producción relacionada con la Historia de la Educación. El corte temporal contempla los años 1998-2019 y se justifica por corresponder, respectivamente, al año de la primera edición de la revista y al año correspondiente a la última publicación antes del cambio de perfil editorial de la revista, que comenzó a publicarse en flujo continuo y cumplir a líneas de interés específicas, entre las que se encuentra la Historia de la Educación, sino a un ámbito de estudios ampliado: el área de Educación. Buscamos en esta revista académica, más allá de las prácticas de escritura de la historiografía educativa, sus fases, para comprender las luchas peleadas en este campo objetivando lograr la legitimación en cuanto a la producción científica, sus formas organizativas, los agentes idealizadores de la Revista y sus (re)productores de discursos, para comprender también el funcionamiento de la producción de conocimiento científico de/en el referido campo educativo. La base teórica se sustenta en los conceptos de Historia Cultural, y en los conceptos de campo y capital (científico), de Pierre Bourdieu, y representación, firmado por Roger Chartier, además del concepto de Generación, fundado por Karl Mannheim y Genealogía Académica desarrollado por Cassidy Sugimoto. En este estudio, la revista objeto de análisis adquiere la doble función de objeto y fuente. De esta forma, además del diálogo con las producciones de la revista (el corpus documental), utilizamos como fuente documentos normativos, como los dictámenes y resoluciones relacionados con el funcionamiento del PPGED/UFS, las actas de sus reuniones y entrevistas semiestructuradas con agentes de la revista. La opción metodológica fue hecha por la operación historiográfica desarrollada por Michel de Certeau, a partir de la relación entre los productos y los lugares de producción, así como por el análisis de contenido elaborado por Laurence Bardin, para verificar dentro de las narrativas cómo se materializaron los elementos relacionados con la Historia de la Educación en la referida revista. En total, fueron contabilizados 580 artículos entre números, secciones y dossiers temáticos producidos en torno a las áreas de interés de la Revista, que, a lo largo de sus fases, estuvo vinculada al ámbito investigativo del PPGED/UFS, su local de producción. Encontramos que la dinámica coyuntural de la Revista resultó, a lo largo de los años, en un movimiento contrastante entre el aumento de la visibilidad y la disminución de publicaciones relacionadas con el área destacada en este estudio, así como en la limitada participación de agentes representativos en ese campo. Frente a eso, defendemos la tesis de que la revista evidencia la configuración del campo académico en el PPGED/UFS, las disputas de los agentes a favor de la legitimidad científica y la constitución de grupos, funcionando como espacio de representación de su identidad. Además, la definición de las prioridades discursivas y temáticas de la revista estaban subordinadas al rol dominante de los agentes de esa revista. |
Palavras-chave: | História da educação Educação em Sergipe Sergipe Educação superior Historiografia Periódicos Publicações acadêmicas Universidade Federal de Sergipe Historiografia educacional Produção científica Revista acadêmica College education Educational historiography Scientific production Academic journal Federal University of Sergipe Educación universitaria Historiografía de la educación Producción científica Revista académica Universidad Federal de Sergipe |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Wênia Mendonça. Nas páginas da Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (1998-2019) : disputas institucionais, memória histórica e práticas da escrita de um campo. 2023. 275 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17608 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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