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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Percepção e atitude de universitários em relação à ciência
Autor(es): Tavares, Mércia Passos da Cruz
Data do documento: 25-Ago-2022
Orientador: Guimarães, Marcio Andrei
Resumo: Este estudo buscou verificar as percepções e atitudes dos estudantes universitários em relação a Ciência dos cursos de licenciatura plena da Universidade Federal de Sergipe- UFS, Campus Professor Alberto Carvalho, sendo este um trabalho descritivo. Foi utilizado uma escala de Atitudes em Relação à Ciência (EARC) que avalia em duas subescalas, a Iniciativa Pessoal (IP) e as Crenças e Afetos (CA). O banco de dados utilizado neste estudo foi criado por Lima (2017), como parte de sua dissertação de mestrado. O público-alvo foram licenciandos em Ciências Biológicas, Física, Geografia, Matemática, Pedagogia e Química. Para explorar as diferenças entre os cursos estudados com relação aos escores Crenças e Afetos e Iniciativa Pessoal; e verificar possíveis mudanças nos mesmos, foi feito o teste de Kruskal-Wallis e o teste de post-hoc de Mann-Whitney com ajuste de Bonferroni. Por fim, foi realizado um teste de correlação para investigar se existia relação entre os escores Crenças e Afetos e Iniciativa Pessoal. A partir da análise dos dados, foi possível verificar escores altos favoráveis a Ciência entres os respondentes, mas também foi observado que ao longo dos anos os escores entre os alunos de diferentes cursos de graduação não mudam, indicado baixo escore para os calouros, mas também para os veteranos. Foi possível observar também, que ainda existe acadêmicos inseridos em instituições superiores de ensino que não acreditam/ou acreditam pouco na Ciência.
Abstract: This study sought to verify the perceptions and attitudes of university students in relation to science of the full degree courses at the Federal University of Sergipe-UFS, Campus Professor Alberto Carvalho, which is a descriptive work. An Attitudes Toward Science (EARC) scale was used, which assesses two subscales, Personal Initiative (PI) and Beliefs and Affections (CA). The database used in this study was created by Lima (2017), as part of his master's thesis. The target audience were undergraduates in Biological Sciences, Physics, Geography, Mathematics, Pedagogy and Chemistry. To explore the differences between the courses studied with respect to the Beliefs and Affections and Personal Initiative scores; and to verify possible changes in them, the Kruskal-Wallis test and the Mann-Whitney post-hoc test with Bonferroni adjustment were performed. Finally, a correlation test was performed to investigate whether there was a relationship between the Beliefs and Affections and Personal Initiative scores. From the data analysis, it was possible to verify high scores among the respondents, but it was also observed that over the years the scores among students from different undergraduate courses do not change, indicating a low score for freshmen, but also for veterans. It was also possible to observe that there are still academics inserted in higher education institutions who do not believe/or believe little in science.
Palavras-chave: Ciências naturais
Ciência e tecnologia
Ensino de ciências
Teaching of science
Natural sciences
Science teaching
área CNPQ: OUTROS::CIENCIAS
Agência de fomento: Financiadora de Estudos e Projetos - Finep
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ciências Naturais
Citação: TAVARES, Mércia Passos da Cruz. Percepção e atitudes de universitários em relação à Ciência. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2022.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17632
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