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Tipo de Documento: Monografia
Título : Ensino-aprendizagem em administração : as experiências dos graduandos com as disciplinas de finanças
Autor : Silva Neto, José Francisco da
Fecha de publicación : 7-nov-2022
Director(a): Montenegro, Ludmilla Meyer
Resumen: As condições educacionais do ensino básico (níveis fundamental e médio) nem sempre são propícias ao desenvolvimento e amadurecimento dos estudantes, e ainda há a percepção de que eles não possuem a capacidade de direcionar sua autoaprendizagem, seja pela falta de maturidade ou pela baixa experiência. Diante deste cenário, os alunos podem apresentar dificuldades, principalmente, no que diz respeito ao aprendizado de assuntos básicos de teor quantitativo. Tais dificuldades são destacadas pelo aumento do grau de complexidade e pela adoção de um nível maior de exigência que uma graduação requer, transformando-se em deficiências e prejudicando a formação acadêmico-profissional. Portanto, o presente estudo tem como objetivo analisar as experiências relativas ao ensino-aprendizagem dos estudantes de graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe (UFS) com as disciplinas da área de Finanças. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo e exploratório por meio da aplicação dos seguintes procedimentos técnicos: análise documental e focus group. Como instrumento de coleta de dados da análise documental foram utilizadas as resoluções nº 4/2005/CES/CNE e nº 69/2012/CONEPE/UFS, as quais regulamentam o curso de graduação em Administração da UFS. Além disso, foi utilizado como instrumento de coleta de dados um roteiro de focus group desenvolvido com base nos objetivos específicos e suas respectivas categorias analíticas. Aplicou-se as questões propostas no roteiro com 8 (oito) estudantes, os quais formam o grupo focal objeto de estudo. Tendo como base a fundamentação teórica – sobretudo a aprendizagem em ação de Revans (1980) e a aprendizagem experiencial de Kolb (1984) – desenvolvida neste trabalho, os dados foram analisados a partir de uma análise compreensiva interpretativa. De acordo com os resultados obtidos, conclui-se que os discentes, especialmente os egressos do ensino público, apresentam dificuldades em disciplinas de teor quantitativo devido às deficiências de formação do ensino básico. Também, sob a ótica discente, excetuando-se a matéria denominada matemática básica, as disciplinas financeiras do curso de graduação em Administração da UFS são adequadas; e, seus conteúdos pertinentes. Além do mais, elas podem ser excelentes ferramentas para implementação de metodologias ativas de ensino, tendo como objetivo aumentar a interação entre professores e alunos na sala de aula e reduzir a lacuna existente entre a teoria e a prática na formação acadêmica e profissional dos estudantes.
Resumen : The educational conditions of basic education (elementary and high school levels) are not always conducive to the development and maturation of students, and there is still the perception that they do not have the ability to direct their self-learning, either by lack of maturity or by low experience. Given this scenario, students may present difficulties, especially when it comes to learning basic quantitative subjects. Such difficulties are highlighted by the increase in the degree of complexity and by the adoption of a higher level of demand that an undergraduate degree requires, becoming deficiencies and impairing the academic-professional education. Therefore, this study aims to analyze the experiences related to the teaching-learning of undergraduate students in Business Administration at the Federal University of Sergipe with the disciplines of the area of Finance. For this, a qualitative research of a descriptive and exploratory nature was carried out through the application of the following technical procedures: document analysis and focus group. As an instrument of data collection for the document analysis, the resolutions nº 4/2005/CES/CNE and nº 69/2012/CONEPE/UFS were used, which regulate the undergraduate course in Business Administration at the Federal University of Sergipe. Furthermore, it been used as instrument of data collection a focus group script developed based on the specific objectives and their respective analytical categories. The questions proposed in the script were applied to 8 (eight) students, which form the focus group object of study. Based on the theoretical foundation – especially Revans’ (1980) action learning and Kolb’s (1984) experiential learning – developed in this work, the data were analyzed using a comprehensive interpretative analysis. According to the results obtained, it can be concluded that the students, especially those coming from public schools, have difficulties in quantitative subjects due to deficiencies in their basic education. Also, from the student's point of view, except for the discipline called basic mathematics, the financial subjects of the undergraduate course in Business Administration at the Federal University of Sergipe are adequate; and their contents are pertinent. Moreover, they can be excellent tools for implementing active teaching methodologies, aiming to increase the interaction between teachers and students in the classroom and reduce the existing gap between theory and practice in the academic and professional training of students.
Palabras clave : Administração
Ensino de administração
Ensino - aprendizagem
Finanças
Graduação em administração
Teaching-Learning
Finance
Undergraduate degree in Business administration
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADEMICOS
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencial
Citación : Silva Neto, José Francisco da. Ensino-aprendizagem em administração : as experiências dos graduandos com as disciplinas de finanças. São Cristóvão, 2022. Monografia (graduação em Administração) - Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17651
Aparece en las colecciones: Administração

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