Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17676
Tipo de Documento: Monografia
Título: Protocolo terapêutico usado no tratamento da mastite bovina causada pelos agentes Streptococcus agalactiae e Staphylacoccus aureus após cultura microbiológica (OnFarm®) em fazendas leiteiras do alto sertão sergipano
Autor(es): Brito, Palloma Silva
Data do documento: 20-Abr-2023
Orientador: Simplício, Kalina Maria de Medeiros Gomes
Resumo: O estágio supervisionado obrigatório é um ponto importante para formação do profissional, pois é possível associar a teoria vivenciada na graduação e prática. O relatório mostra atividades realizadas do dia 8 de agosto a 8 de dezembro na Casa do Fazendeiro, empresa situada no município de Nossa Senhora da Glória, SE. Além da venda de medicamentos, a empresa atende propriedades rurais sob orientação de profissionais da área. Dentre as atividades desenvolvidas a campo está a implementação da cultura microbiológica para diagnóstico de rotina da mastite bovina. A vivência com esta ferramenta despertou o interesse em aprofundar os conhecimentos nesse nicho de conhecimento, o que levou à redação deste trabalho de conclusão de curso (TCC). Foram acompanhadas a colheita e execução de diversas culturas microbiológicas nas fazendas leiteiras, com detecção dos principais agentes etiológicos envolvidos, a instituição de protocolo terapêutico direcionado e estabelecimento de medidas de profilaxia da mastite bovina. O uso rotineiro da cultura microbiológica na propriedade mostrou ser uma ferramenta confiável e efetiva no controle e profilaxia da mastite bovina.
Palavras-chave: Medicina veterinária
Bovinocultura leiteira
Infecção mamária
Patógeno
área CNPQ: CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: NMVS – Núcleo de Graduação em Medicina Veterinária - Nossa Senhora da Glória – Presencial
Citação: BRITO, Palloma Silva. Protocolo terapêutico usado no tratamento da mastite bovina causada pelos agentes Streptococcus agalactiae e Staphylacoccus aureus após cultura microbiológica (OnFarm®) em fazendas leiteiras do alto sertão sergipano. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, 2023.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17676
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Palloma_Silva_Brito.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.