Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17686
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Eric Martins Santana-
dc.date.accessioned2023-06-02T14:25:29Z-
dc.date.available2023-06-02T14:25:29Z-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Eric Martins Santana. Mudanças climáticas como Tema Controverso: estudo de caso em um curso de formação de professores de Física - Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) – Universidade Federal de Sergipe, 2022, Itabaiana, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17686-
dc.description.abstractBy using controversial issues in the classroom, teachers tend to share opinions or promote challenging points of view that arouse strong feelings in students, offer the opportunity to discuss and understand more deeply about topics, increase awareness and critical thinking. Therefore, to create a more democratic learning environment, it is necessary to develop knowledge with the potential to provide the necessary understanding for the analysis and discussion of potentially controversial issues, allowing the student to learn critically. Thus, we aimed to investigate the potential use of controversial issues as a didactic pedagogical situation in classrooms in a course of continuing education of physics teachers. For this, we guided the work from the theory of Meaningful Learning and Controversial Issues with a delineation of a qualitative case study where it was taught a course of continuing education of teachers that contemplated the controversial themes in the classroom. Data collection was performed through questionnaires analyzed by the content analysis of Bardin (2021), with the participation of four high school physics teachers. From the analysis, we identified that practically all participants recognize the importance of activities to discuss controversial topics in physics classes. However, they showed some resistance to changes in habits in relation to practices for working with such themes and the adaptation of time with the great extension of school programs. The course promoted contributed to the training and development of skills necessary for a teaching of physics that provides critical analysis of the themes, which suggests the importance of actions such as continuing in their didactic knowledge on the approaches, methodologies and activities most appropriate to teaching and possible reflections on the purposes of physics teaching.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiências naturaispor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectNatural scienceseng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectScience teachingeng
dc.titleMudanças climáticas como Tema Controverso: estudo de caso em um curso de formação de professores de Físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Tiago Nery-
dc.description.resumoAo utilizar temas controversos em sala de aula, os professores tendem a dividir opiniões ou promover pontos de vista desafiadores que despertem sentimentos fortes nos estudantes, oferecem a oportunidade de se discutir e compreender mais profundamente sobre temas, aumentar a conscientização e o pensamento crítico. Logo, para criar um ambiente de aprendizagem mais democrático, é necessário desenvolver conhecimentos com o potencial de fornecer a compreensão necessária para a análise e discussão de temas potencialmente controversos, permitindo que o estudante aprenda criticamente. Dessa forma, tivemos por objetivo investigar o potencial de utilização dos temas controversos como situação didático-pedagógica em salas de aula em um curso de formação continuada de professores de física. Para isso, norteamos o trabalho a partir da teoria da Aprendizagem Significativa e Temas Controversos com delineamento de um estudo de caso qualitativo exploratório decisivo com uma amostragem por conveniência, onde foi ministrado um curso de formação continuada de professores que contemplou os temas controversos em sala de aula. A coleta de dados foi realizada através de questionários analisados pela análise de conteúdo de Bardin (2021), com a participação de quatro professores de física do ensino médio. A partir da análise, identificamos que praticamente todos os participantes reconhecem a importância de atividades de discussão de temas controversos nas aulas de física. Contudo, demonstraram certa resistência às mudanças de hábitos em relação às práticas para o trabalho com tais temas e a adaptação do tempo com a grande extensão dos programas escolares. O curso promovido contribuiu para a formação e o desenvolvimento de competências necessárias para um ensino de física que proporcione análises críticas dos temas, o que sugere a importância de ações como formações continuadas que facilitam a prática de sala de aula dos professores, em seus conhecimentos didáticos sobre as abordagens, metodologias e atividades mais adequadas ao ensino e possíveis reflexões sobre as finalidades do ensino de física.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ciências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaianapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERIC_MARTINS_SANTANA_SANTOS.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.