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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Uma caracterização de enunciados e orientações para usos dos problemas matemáticos a partir de exemplares de revistas pedagógicas publicados em São Paulo (1893-1961)
Autor(es): Santos, Alan Almeida
Data do documento: 24-Fev-2023
Orientador: Santos, Ivanete Batista dos
Resumo: Neste texto é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo caracterizar os enunciados e as orientações para usos dos problemas matemáticos, em exemplares de revistas pedagógicas brasileiras publicadas entre os anos de 1893 a 1961. Como principais referências para entendimentos sobre problemas matemáticos foi utilizado o estudo de Virgens (2014), Fernandes (2017) e Souza (2021), para pesquisa histórica voltada para problemas matemáticos, Nascimento (2018), Souza (2021) para saberes e problemas aritméticos e Santos (2017) e Santos (2022) para saberes e problemas geométricos. O enredo da escrita e objetivo foram traçados a partir da seguinte problemática: como é possível caracterizar os enunciados e orientações para usos dos problemas matemáticos, em exemplares de revistas pedagógicas brasileiras publicados entre os anos de 1893 a 1961? Para responder a essa indagação as fontes foram examinadas a partir de dois movimentos: em um primeiro foi efetuado um mapeamento de revistas pedagógicas que se encontram no Repositório Institucional da Universidade de Santa Catariana (RI-UFSC). Em um segundo movimento, foi realizada uma caracterização de enunciados e de orientações mapeadas. Foram identificados oitocentos e sessenta e seis exemplares de periódicos de diferentes estados, dos quais duzentos e dezenove apresentavam enunciados ou orientações para usos dos problemas matemáticos. Como no estado de São Paulo foi localizada a maior quantidade de diferentes periódicos, a opção foi por examinar as publicações paulistas que tivessem maior número de exemplares e que trouxessem enunciados/orientações para o uso dos problemas matemáticos dentro do marco cronológico de 1893 a 1961, assim, foram examinandos um quantitativo de cinquenta e dois exemplares de periódicos como: A Eschola Publica (1893-1897); Revista de Ensino (1902-1918); Revista Educação (1927-1946); e Revista de Educação (1930-1961). Para sistematização dos dados coletados, foi estabelecido uma cronologia, a saber: um primeiro marco entre 1893 a 1930, e um segundo entre 1931 a 1961. Foi possível identificar problemas aritméticos e geométricos, para conteúdos como: números (romanos e fracionários, quatro operações) e ângulos, sendo que nos primeiros anos havia uma maior presença de enunciados do tipo prático e narrativos, porém, foi possível associar que por conta da necessidade de novas práticas no ensino, os enunciados dos problemas aritméticos e geométricos passaram a ser do tipo situação real, sem número, contos aritméticos, incompletos e propostos pelas crianças. No que tange à caracterização de orientações, os autores indicavam no período de 1893 a 1930, que os professores deveriam utilizar problemas introduzidos de forma oral, escritos e de forma gradual, com o uso de objetos, quando fosse tratar, por exemplo, sobre aspectos relacionados a figuras geométricas (cubo, esfera, cilindro, quadrado e retângulo), unidades de medidas e razão, como no período de 1931 a 1961, introduzir os problemas de maneira escrita e de forma gradual por meio de situações cotidianas.
Abstract: This study presents the outcome of a research which aimed at characterizing the command words and instructions for the usage of mathematical problems in pedagogical journals’ issues from Brazil between 1893 and 1961. As the main references for the understanding of mathematical problems, the studies of Virgens (2014), Fernandes (2017) and Souza (2021) were used; for the historic research on mathematical problems, Nascimento (2018); Souza (2021) for arithmetic problems and knowledge; and Santos (2017) e Santos (2022) for geometric problems and knowledge. The script and aim of the study were formulated from the following problematic issue: how is it possible to characterize the command questions and instructions for mathematical problems application in pedagogical journal issues from Brazil published between 1893 and 1961? In order to answer that question, sources were examined by two approaches: a first one by mapping the pedagogical issues from the Repositório Institucional da Universidade de Santa Catariana (RI-UFSC) – Institutional Repository of the Santa Catarina University. At a second approach, a charactetization of the command questions and instructions mapped was carried out. There were eight hundred sixty-six journal issues from different states identified, from which two hundred ninety presented wording or instructions for mathematical problem applications. As most journals were located in the state of São Paulo, analyzing the issues from that state with the largest number of copies and with wording/instructions for the application of mathematical problems within the chronological period from 1893 and 1961. Thus, it analyzed fifty-two journal issues such as A Eschola Publica (1893-1897); Revista de Ensino (1902-1918); Revista Educação (1927-1946); and Revista de Educação (1930-1961). For the collected data systematization, a chronology was stablished with a first period between 1893 and 1930, and a second one between 1931 and 1961. It was possible to identify arithmetic and geometric problems for topic as numbers (Roman numbers and fractions, mathematical operations) and angles, there being a larger presence of practical and narrative question commands in the first years, however it was possible to associate that, due to the need of new teaching practices, the command questions of arithmetic and geometric problems became of a real-situation type, without a sequence, arithmetic tales, incomplete and proposed for the children. As regards the instruction characterization, the authors pointed out that, between 1893 and 1930, teachers should gradually introduce the problems, in oral and written form, making use of objects when they would approach aspects related to geometric shapes (cube, sphere, cylinder, square, and rectangle), ratios and units of measurement, whereas between 1931 and 1961 they should gradually introduce the problems by written form through everyday situations.
Palavras-chave: Educação
Matemática
Ensino de matemática
Aritmética
Geometria
Pedagogia crítica
Problemas aritméticos
Problemas geométricos
Revistas pedagógicas
Tipificação de problemas
Arithmetic problems
Geometric problems
Pedagogical journals
Problem typification
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SANTOS, Alan Almeida. Uma caracterização de enunciados e orientações para usos dos problemas matemáticos a partir de exemplares de revistas pedagógicas publicados em São Paulo (1893-1961). 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17717
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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