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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17732
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Gonçalves, Catiele Cristina Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-20T19:49:14Z | - |
dc.date.available | 2023-06-20T19:49:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-04 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Catiele Cristina Oliveira. Escrevivências em dança: um relato de experiência do Vaca Profana. 2023. 34 f. Monografia (Graduação de Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17732 | - |
dc.description.abstract | Durante a escrita, utilizei como inspiração as Escrevivências de Conceição Evaristo (1994). Assim, o estudo tem como objetivo principal descrever e analisar as minhas escrevivências a partir da relação entre a minha história pessoal e meu processo junto com o grupo de Dança do Vaca Profana. O presente trabalho se justifica por retratar o espetáculo de dança do Vaca Profana, deixando registrado a partir das minhas percepções inspiradas nas escrevivências. Enquanto discente do curso de licenciatura em Dança da Universidade Federal de Sergipe. Enquanto intérprete, pude perceber e vivenciar os diversos modos de ser, existir e se manifestar no meio artístico e na vida. Além disso, apesar de inicialmente o termo de Escrevivências ser utilizado por uma mulher negra, hoje, entende-se que o termo deixou de ser somente utilizado por esse grupo/etnia. Por tratar de recurso metodológico, pode ser utilizado por outros grupos, logo, por pessoas de todas as classes e etnias para falar de suas vivências e costumes. Assim, enxergo os escritos de bell hooks na prática em modos de ensino dados por Carol, como de Paulo Freire (1996), uma vez que a mesma trás o dia a dia das dançarinas e através disso, cria se o que vemos como resultado do Vaca Profana, o espetáculo. Desse modo, o grupo faz grande somatória no meu eu enquanto mulher, sendo separado entre o antes do curso, para o meu eu de agora. Dentre tantas mudanças perceptíveis, pode-se dizer que a maturidade em relação ao corpo tenha sido a mais grandiosa e genuína mudança visível a olho nu. Portanto através do relato apresentado, nota-se a transformação a partir das vivências e escrevivências, uma vez que, trago ao decorrer do meu texto, como o Vaca teve importante função nos mais diversos âmbitos da minha vida, dentre eles o meu ser filha, neta, artista, docente e mulher. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Dança | por |
dc.subject | Criação artística | por |
dc.subject | Performance Arte | por |
dc.subject | Dança na educação | por |
dc.subject | Escrita criativa | por |
dc.subject | Dance | eng |
dc.subject | Experience report | eng |
dc.subject | Writings | eng |
dc.subject | Interpreter-creator | eng |
dc.subject | Vaca Profana | eng |
dc.title | Escrevivências em dança: um relato de experiência do Vaca Profana | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Liparotti, Thabata Marques | - |
dc.description.resumo | Durante a escrita, utilizei como inspiração as Escrevivências de Conceição Evaristo (1994). Assim, o estudo tem como objetivo principal descrever e analisar as minhas escrevivências a partir da relação entre a minha história pessoal e meu processo junto com o grupo de Dança do Vaca Profana. O presente trabalho se justifica por retratar o espetáculo de dança do Vaca Profana, deixando registrado a partir das minhas percepções inspiradas nas escrevivências. Enquanto discente do curso de licenciatura em Dança da Universidade Federal de Sergipe. Enquanto intérprete, pude perceber e vivenciar os diversos modos de ser, existir e se manifestar no meio artístico e na vida. Além disso, apesar de inicialmente o termo de Escrevivências ser utilizado por uma mulher negra, hoje, entende-se que o termo deixou de ser somente utilizado por esse grupo/etnia. Por tratar de recurso metodológico, pode ser utilizado por outros grupos, logo, por pessoas de todas as classes e etnias para falar de suas vivências e costumes. Assim, enxergo os escritos de bell hooks na prática em modos de ensino dados por Carol, como de Paulo Freire (1996), uma vez que a mesma trás o dia a dia das dançarinas e através disso, cria se o que vemos como resultado do Vaca Profana, o espetáculo. Desse modo, o grupo faz grande somatória no meu eu enquanto mulher, sendo separado entre o antes do curso, para o meu eu de agora. Dentre tantas mudanças perceptíveis, pode-se dizer que a maturidade em relação ao corpo tenha sido a mais grandiosa e genuína mudança visível a olho nu. Portanto através do relato apresentado, nota-se a transformação a partir das vivências e escrevivências, uma vez que, trago ao decorrer do meu texto, como o Vaca teve importante função nos mais diversos âmbitos da minha vida, dentre eles o meu ser filha, neta, artista, docente e mulher. | pt_BR |
dc.publisher.department | DDA - Departamento de Dança – Laranjeiras - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | Aracaju | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dança |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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