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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Relação com o saber de estudantes da educação de jovens e adultos: mobilização, sentido e relações com o aprender
Autor(es): Jesus, Charlene Pereira de
Data do documento: 3-Mai-2023
Orientador: Charlot, Veleida Anahí Cápua da Silva
Coorientador: Charlot, Bernard
Resumo: Esta pesquisa está ancorada na teoria da relação com o saber de Bernard Charlot e subsidiada por estudiosos da educação, a exemplo de Paulo Freire e Lev Vygostky. Ela busca compreender a relação com o saber e a história estudantil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. Os estudos realizados tentaram responder à questão central dessa pesquisa: qual é a relação dos alunos da educação de jovens e adultos com o saber e o que os mobilizou a voltar aos espaços formais de aprendizagem? Neste sentido, do ponto de vista teórico-metodológico, tais estudos condizem com uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa e utilizou como instrumentos de coleta de dados: a observação, o balanço do saber e as entrevistas. Os sujeitos da pesquisa são alunos do sexto ano da EJA de uma Escola Municipal de Paripiranga – BA. A pesquisa apresentada aqui propôs o estudo e a reflexão sobre as relações dos alunos da EJA com o saber, procurou: 1 adentrar na história estudantil destes alunos que estão voltando à escola; 2. tentou entender o que os mobiliza nessa volta; 3. como a escola tem lidado com a diversidade de saberes trazidos por eles de sua vivência cotidiana. Espera-se que os resultados dessa pesquisa contribuam com as pesquisas científicas, proporcionando a outros pesquisadores ter acesso a mais uma fonte de informações sobre o tocante da EJA.
Abstract: This research is anchored in Bernard Charlot's theory of the relationship with knowledge and subsidized by scholars of education, such as Paulo Freire and Lev Vygostky. It seeks to understand the relationship with knowledge and student history of students of Youth and Adult Education. The studies carried out tried to answer the central question of this research: what is the relationship of youth and adult education students with knowledge and what motivated them to return to formal learning spaces? In this sense, from the theoreticalmethodological point of view, such studies are consistent with an exploratory research of a qualitative nature and used as data collection instruments: observation, knowledge balance and interviews. The research subjects are students of the sixth year of the EJA of a Municipal School of Paripiranga - BA. The research presented here proposed the study and reflection on the relationships of EJA students with knowledge, seeking: 1 to enter into the student history of these students who are returning to school; 2. tried to understand what mobilizes them in this return; 3. How the school has dealt with the diversity of knowledge brought by them from their daily lives. It is hoped that the results of this research will contribute to scientific research, providing other researchers with access to yet another source of information about EJA.
Palavras-chave: Educação
Aprendizagem de adultos
Erudição
Educação de jovens e adultos (EJA)
Paripiranga (BA)
Mobilização
Relação com o saber
Sentido
Mobilization
Relationship with knowledge
Sense
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: JESUS, Charlene Pereira de. Relação com o saber de estudantes da educação de jovens e adultos: mobilização, sentido e relações com o aprender. 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17742
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