Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17743
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes, Valéria de Lima-
dc.date.accessioned2023-06-21T17:53:07Z-
dc.date.available2023-06-21T17:53:07Z-
dc.date.issued2023-05-31-
dc.identifier.citationNUNES, Valéria de Lima. Ebó fílmico como ferramenta cartográfica : diálogos e devires de uma artista e o filme Cavalo. 149 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17743-
dc.description.abstractThis dissertation aims to map the process of creation in the documentary Cavalo, produced in Alagoas, focusing on the application of the filmic ebó as a tool for artistic dialogue, revisiting scenes and process material, and creating aesthetic relationships based on them. With this dialogue, the research seeks to build a movement between the performing bodies of the three performers in the film and the artist/researcher amidst the narrative of African mythology. Using concepts linked to audiovisual experiments such as Minuto Lumière, proposed by Alain Bergala, and (re)staging in dance/performance by the perspective of Timmy De Laet. The methodology is built along the way as an immersion where the ancestry present in the performing bodies, together with the writing experiences, are interwoven, building a large rhizome of visual and affective memories that result in a network of cartographic creation.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCinema brasileiropor
dc.subjectDocumentário (Cinema)por
dc.subjectProdução e direçãopor
dc.subjectCriaçãopor
dc.subjectPerformance (Arte)por
dc.subjectMitologia africanapor
dc.subjectCavalo (Filme)por
dc.subjectProcesso de criaçãopor
dc.subjectEbós fílmicospor
dc.subjectProcedimentos cartográficospor
dc.subjectCorpo performáticopor
dc.subjectCreation processeng
dc.subjectFilmic ebóseng
dc.subjectCartographic procedureseng
dc.subjectPerformative bodyeng
dc.titleEbó fílmico como ferramenta cartográfica : diálogos e devires de uma artista e o filme Cavalopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Ana Ângela Farias-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo cartografar o processo de criação no documentário alagoano Cavalo, tendo como foco a aplicação do ebó fílmico como ferramenta de diálogo artístico, revisitando cenas e material de processo e a partir delas criando relações estéticas. A pesquisa busca construir com este diálogo devires entre os corpos performáticos dos três intérpretes do filme e da arista/pesquisadora em meio à narrativa da mitologia africana. Utilizando de conceitos ligados a experimentos audiovisuais como o Minuto Lumière, proposto por Alain Bergala, e (re) encenação em dança/performance na ótica de Timmy De Laet. A metodologia vai se construindo ao longo do percurso como uma imersão onde as oralituras presentes nos corpos performáticos, juntamente com as escrevivências, se entrelaçam, construindo um grande rizoma de memórias visuais e afetivas, criando uma rede de criação cartográfica.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Interdisciplinar em Cinemapt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VALERIA_LIMA_NUNES.pdf19,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.