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dc.contributor.authorSantos, Flaviane Cruz-
dc.date.accessioned2023-06-27T16:30:21Z-
dc.date.available2023-06-27T16:30:21Z-
dc.date.issued2023-05-03-
dc.identifier.citationSANTOS, FLAVIANE CRUZ. Processo de letramento para aluno surdo em escola municipal de Macambira. Itabaiana: UFS, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17757-
dc.description.abstractThis paper aims to identify how the process of literacy for deaf students works in a municipal school in Macambira. Therefore, it was chosen a quantitative-descriptive field research, seeking to understand, based on theoretical assumptions and field research, if the teaching of L2 and the literacy process happens according to the parameters of bilingual education, in order to understand how this teaching works, and if it is beneficial for learning and/or development of the deaf student. Therefore, this research is divided into three parts: to identify the historical background of the methodology applied in deaf education from the early days to the present day; to delimit the concept of literacy and its process in a bilingual education for the deaf and analyze how the teaching of L2 and the literacy process works in the Municipal school of Macambira. Thus, we will use some theorists such as: Moura (2000), Silva (2010), Skliar (2015), Marchuschi (2007), who work with themes on oralism, bilingualism, literacy and the historical path of education of the deaf, bringing a satisfactory view of the subject. While, Quadros and Schmiedt (2006), Guiseppe (1997), Moura, Campos and Vergamini (2011) work with the importance and ways of acquisition of learning and development of the deaf subject. Therefore, it is concluded that the school's literacy practices are deficient according to the laws provided for inclusive education.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSurdos - Educaçãopor
dc.subjectEstratégias de aprendizagempor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectDeaf - Educationeng
dc.subjectLearning strategiespor
dc.titleProcesso de letramento para aluno surdo em escola municipal de Macambirapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Daisy Mara Moreira de-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo identificar como funciona o processo de letramento para aluno surdo em escola municipal de Macambira. Diante disso, optou-se por uma pesquisa de campo quantitativo-descritivo, buscando com base nas pressuposto teóricos e a pesquisa de campo entender se o ensino de L2 e o processo de letramento acontece de acordo com os parâmetros da educação bilíngue, a fim de entender como funciona esse ensino, e se é benéfico para aprendizagem e/ou desenvolvimento do aluno surdo. Logo, essa pesquisa é dividida em três partes: identificar o percurso histórico da metodologia aplicada na educação dos surdos dos primórdios até os dias atuais; delimitar o conceito de letramento e do seu processo numa educação bilingue para surdos e analisar como funciona o ensino de L2 e o processo de Letramento na escola Municipal de Macambira. Dessa forma, serão utilizados alguns teóricos como: Moura (2000), Silva (2010), Skliar (2015), Marchuschi (2007), que trabalham com temáticas sobre o oralismo, bilinguismos, letramento e o percurso histórico de ensino do surdo, trazendo uma visão satisfatória do assunto. Enquanto, Quadros e Schmiedt (2006), Guiseppe (1997), Moura, Campos e Vergamini (2011) trabalham com a importância e as formas de aquisição da aprendizagem e desenvolvimento do sujeito surdo. Portanto, conclui-se que as práticas de letramentos da escola são deficitárias de acordos com as leis previstas para a educação inclusivapt_BR
dc.publisher.departmentDLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaianapt_BR
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