Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17759
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, Ilmara Letícia de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-06-28T12:51:59Z-
dc.date.available2023-06-28T12:51:59Z-
dc.date.issued2023-05-18-
dc.identifier.citationSANTANA, Ilmara Letícia de Oliveira. A educação de jovens e adultos (eja) representada pelo cinema e literatura na série segunda chamada. Itabaiana: UFS, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17759-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subjectCinema e literaturapor
dc.subjectLeitura.por
dc.subjectYouth and adult educationeng
dc.subjectCinema and literatureeng
dc.subjectReadingeng
dc.titleA educação de jovens e adultos (eja) representada pelo cinema e literatura na série segunda chamadapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jean Paul D Antony Costa-
dc.description.resumoO cinema e a literatura contribuem para a construção de identidade e para a reflexão sobre a realidade do mundo e da sociedade para o público de jovens e adultos. O corpus utilizado para o estudo foi a série Segunda Chamada (2019). O objetivo geral do presente estudo é realizar uma análise de como a série Segunda Chamada enquadra a Educação de Jovens e Adultos (EJA) dentro da literatura. A pesquisa exploratória abordou os estudos sobre a contextualização da EJA de acordo com Strelhow (2010), analisando as características da modalidade EJA através da BNCC e dos PCN’s. Em relação a perspectiva do cinema o aporte teórico utilizado foi de Napolitano (2003) e Avenilo e Flório (2013) que discutem em seus textos sobre a importância de se trabalhar o cinema em sala de aula e a função social do cinema. Para os estudos sobre o letramento literário e a importância da leitura para a Educação de Jovens e Adultos, utilizamos Cosson (2018) e Freire (1989), os quais afirmam que a leitura é base para a educação. Foi realizada uma análise do corpus da série Segunda Chamada apresentando as metodologias utilizadas com a finalidade de alfabetizar os alunos da EJA, além de compreender como o cinema e a literatura contribuem para a formação e construção de identidade dos jovens e adultos. Com efeito, a análise foi elaborada a partir dos personagens presentes na série Segunda Chamadapt_BR
dc.publisher.departmentDLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaianapt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ilmara Letícia de Oliveira Santana_TCC.pdf486,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.