Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17759
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santana, Ilmara Letícia de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-28T12:51:59Z | - |
dc.date.available | 2023-06-28T12:51:59Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-18 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Ilmara Letícia de Oliveira. A educação de jovens e adultos (eja) representada pelo cinema e literatura na série segunda chamada. Itabaiana: UFS, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17759 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | por |
dc.subject | Cinema e literatura | por |
dc.subject | Leitura. | por |
dc.subject | Youth and adult education | eng |
dc.subject | Cinema and literature | eng |
dc.subject | Reading | eng |
dc.title | A educação de jovens e adultos (eja) representada pelo cinema e literatura na série segunda chamada | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Jean Paul D Antony Costa | - |
dc.description.resumo | O cinema e a literatura contribuem para a construção de identidade e para a reflexão sobre a realidade do mundo e da sociedade para o público de jovens e adultos. O corpus utilizado para o estudo foi a série Segunda Chamada (2019). O objetivo geral do presente estudo é realizar uma análise de como a série Segunda Chamada enquadra a Educação de Jovens e Adultos (EJA) dentro da literatura. A pesquisa exploratória abordou os estudos sobre a contextualização da EJA de acordo com Strelhow (2010), analisando as características da modalidade EJA através da BNCC e dos PCN’s. Em relação a perspectiva do cinema o aporte teórico utilizado foi de Napolitano (2003) e Avenilo e Flório (2013) que discutem em seus textos sobre a importância de se trabalhar o cinema em sala de aula e a função social do cinema. Para os estudos sobre o letramento literário e a importância da leitura para a Educação de Jovens e Adultos, utilizamos Cosson (2018) e Freire (1989), os quais afirmam que a leitura é base para a educação. Foi realizada uma análise do corpus da série Segunda Chamada apresentando as metodologias utilizadas com a finalidade de alfabetizar os alunos da EJA, além de compreender como o cinema e a literatura contribuem para a formação e construção de identidade dos jovens e adultos. Com efeito, a análise foi elaborada a partir dos personagens presentes na série Segunda Chamada | pt_BR |
dc.publisher.department | DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | Itabaiana | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ilmara Letícia de Oliveira Santana_TCC.pdf | 486,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.