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dc.contributor.authorSilva, José Leonan Maciel Jesus-
dc.date.accessioned2023-07-04T14:32:37Z-
dc.date.available2023-07-04T14:32:37Z-
dc.date.issued2021-07-29-
dc.identifier.citationSilva, José Leonan Maciel Jesus. Medição dos riscos dos fatores associados na ocorrência de acidentes com vítimas nas rodovias federais de Sergipe no período 2007-2020. São Cristóvão: 2021. Monografia (graduação em Estatística) - Departamento de Estatística e Ciências Atuariais - Centro de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17780-
dc.description.abstractTraffic accidents are a global problem that cause financial and social losses for decades. The human factor is associated with 90% of accidents that occur, as factors such as speed, alcohol intake, not using seat belts and improper overtaking are among those that influence the occurrence of accidents. This study aims to measure the risks of factors associated with accidents with fatalities and serious injuries on federal highways in the state of Sergipe in the period 2007-2020. The data used is openly available on the Federal Highway Police portal. As methods to obtain the results, descriptive and inferential statistical analyzes were used, with the adjustment of Logistic Regression models. The results show that, from the amount of accidents that occurred on highways, in 5.67% there were fatal occurrences and in 13.73% had serious injuries. The highest frequency of accidents was on the BR-101, in the middle of the week, on a single lane and straight line. Rear-end collision is the most frequent type of accident and the factor that most causes the accident is the human factor. The latter changes greater chances of incurring accidents with fatal accidents and serious injuries, in relation to problems related to the structure of the road and environmental factors. Running over, accidents in the middle of the night, cloudy weather and simple road are the factors associated with accidents with fatalities that bring more risks to those caused (chance ratio 23.31, 1.43, 3.67 and 1.52, respectively). The greatest chances of having serious injuries are the occurrence in the middle of the night (OR = 1.76), cloudy weather (OR = 1.41) and single lane (OR = 1.61). It is expected that the results will be used as a guide for government actions to minimize the risks of accidents, as well as the number of accidents with fatalities and serious injuries in the state of Sergipeeng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEstatísticapor
dc.subjectCiências atuariaispor
dc.subjectTransporte rodoviáriopor
dc.subjectAcidentes rodoviáriospor
dc.subjectModelos logísticospor
dc.subjectAvaliação de riscopor
dc.subjectMitigaçãopor
dc.subjectCausas de mortepor
dc.subjectRoad accidentseng
dc.subjectLogistic modelseng
dc.subjectRisk assessmenteng
dc.subjectMitigationeng
dc.subjectCauses of deatheng
dc.titleMedição dos riscos dos fatores associados na ocorrência de acidentes com vítimas nas rodovias federais de Sergipe no período 2007-2020pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, José Rodrigo Santos-
dc.description.resumoOs acidentes de trânsito são um problema global que trazem prejuízos financeiros e sociais durante décadas. O fator humano está associado a 90% dos acidentes ocorridos, visto que fatores como velocidade, ingestão de álcool, não utilização do cinto de segurança e ultrapassagem indevida, estão entre os que influenciam para a ocorrência de acidentes. Este estudo tem como objetivo mensurar os riscos de fatores associados a acidentes com vítimas fatais e feridos graves nas rodovias federais do estado de Sergipe no período 2007-2020. Os dados utilizados são disponibilizados de forma aberta no portal da Polícia Rodoviária Federal. Como métodos para obter os resultados foram utilizadas análises de estatística descritiva e inferencial, com o ajuste de modelos de Regressão Logística. Os resultados mostram que, do montante de acidentes ocorridos nestas rodovias, em 5,67% houve vítimas fatais e em 13,73% tiveram feridos graves. A maior frequência de acidentes foi na BR-101, em meio de semana, em pista simples e traçado de reta. A colisão traseira é o tipo de acidente mais frequente e o fator que mais causa acidente é o fator humano. Este último apresentou maiores chances de incorrer em acidentes com vítimas fatais e feridos graves, comparado a problemas relacionados a estrutura da via e fatores ambientais. Atropelamento, acidentes em plena noite, tempo nublado e via simples são os fatores associados a acidentes com vítimas fatais que mais trazem riscos para as vítimas (razão de chance 23,31; 1,43; 3,67; 1,52 respectivamente). As maiores chances de se ter feridos graves são a ocorrência em plena noite (OR = 1,76), tempo nublado (OR = 1,41) e pista simples (OR = 1,61). Espera-se que os resultados sejam utilizados como um norte para ações do poder público a fim de minimizar os riscos nos acidentes, assim como os números de acidentes com fatalidades e feridos graves no estado de Sergipe.pt_BR
dc.publisher.departmentDECAT - Departamento de Estatística e Ciências Atuariais – Ciências Atuariais – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICA::ANALISE DE DADOSpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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