Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17821
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeão, Jackson Vieira Barbosa-
dc.date.accessioned2023-07-08T00:25:40Z-
dc.date.available2023-07-08T00:25:40Z-
dc.date.issued2022-08-30-
dc.identifier.citationLEÃO, Jackson Vieira Barbosa. Jogo do perito: aprendizagem baseada em jogos para aprendizagem de cinemática. 2022. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17821-
dc.description.abstractData from IPEA indicate that Brazil is among the top 5 countries with the highest number of traffic victims. Based on this information and motivated by a report on forensic analysis, a didactic proposal was created in order to raise awareness and foster the learning of kinematic concepts for first grade high school students. The proposal was to investigate a fictitious accident involving two vehicles at an intersection of streets in downtown Aracaju/SE. The students should assume the role of criminal experts to evaluate the evidence they receive and, based on their conclusions, judge those responsible for the collision. The game-based learning (GBL) was used as a methodological strategy to implement the product. Students access the evidence through the Genially website, (the virtual environment where the Forensic Game was developed) and as they advance in the product's research they receive immediate feedback, relying on tools of a game, where they are constantly challenged and provide interaction with peers and disputes. The stages of investigation then follow the pattern of a game where the difficulties are increasing and as the game progresses, the students are exposed to a real strategy used by experts to solve problems involving traffic accidents. The frame check and analysis of traffic laws.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectJogos no ensino de físicapor
dc.subjectCinemáticapor
dc.subjectLaudos periciaispor
dc.subjectFísica (Ensino médio)por
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectAprendizagem baseada em jogospor
dc.subjectPerícia criminalpor
dc.subjectFísicapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectGamificationpor
dc.subjectGame-based learningpor
dc.subjectKinematicspor
dc.subjectCriminal forensicspor
dc.subjectPhysicspor
dc.subjectHigh schoolpor
dc.titleJogo do perito: aprendizagem baseada em jogos para aprendizagem de cinemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza Júnior, Edvaldo Alves de-
dc.description.resumoDados do IPEA, indicam que o Brasil está entre os 5 primeiros países com maior número em vítimas do trânsito. A partir desta informação e motivado por uma reportagem sobre análise forense, foi criada uma proposta didática a fim de conscientizar e fomentar a aprendizagem de conceitos de cinemática para estudantes da primeira série do ensino médio. Foi utilizada a proposta de investigação de um acidente fictício envolvendo dois veículos em um cruzamento de ruas existentes no centro de Aracaju/SE. Os estudantes devem assumir o papel de peritos criminais para avaliar as evidências que recebem e a partir das conclusões, julgar os responsáveis pela colisão. A aprendizagem baseada em jogos foi utilizada como estratégia metodológica para implementação do produto. Os alunos acessam as evidências através do site Genially, (ambiente virtual onde o jogo do Perito foi desenvolvido) e conforme avançam nas pesquisas do produto recebem um retorno (feedback) imediato, contando com ferramentas de um jogo, onde são constantemente desafiados e proporcionam a interação com os colegas e disputas. As etapas da investigação então seguem o padrão de um jogo onde as dificuldades são crescentes e com o progresso do jogo, os estudantes são expostos a uma estratégia real utilizada por peritos para resolver problemas envolvendo acidentes de trânsito. A verificação de frames e análise de leis de trânsito.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JACKSON_VIEIRA_BARBOSA_LEAO.pdf11,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.