Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17831
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | Teatro-jornal vai à escola : teatro e geografia no desenvolvimento do pensamento crítico de estudantes do ensino fundamental |
Autor : | Jesus, Monaquelly Carmo de |
Fecha de publicación : | 10-may-2023 |
Director(a): | Marques, Lílith de Moraes |
Resumen: | O presente trabalho tem como objetivo relatar o processo de pesquisa que consistiu em produzir e aplicar uma Sequência Didática proposta a partir da articulação entre Teatro-Jornal e a Geografia Crítica, como estratégia pedagógica visando estimular o pensamento crítico dos estudantes por meio da experiência prática do jogo e da criação cênica, com turmas de 7º ano do Ensino Fundamental. O pensamento crítico é uma competência de vital importância a ser desenvolvida na educação brasileira, segundo preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em suas competências gerais. O Teatro-Jornal proposto por Augusto Boal tem como um de seus objetivos o desenvolvimento do pensamento crítico com vias à tomada de ação em busca de uma liberação do povo da opressão das classes dominantes, objetivo este que é compartilhado pela corrente da Geografia Crítica, teorizada por Milton Santos. Esses dois autores são as bases desta pesquisa, juntamente com Jorge Larossa Bondía, que propõe o conceito de Saber de Experiência ao discutir sobre aprendizagem no ambiente escolar. A pesquisa aqui apresentada foi aplicada no Colégio Estadual João Batista Nascimento, localizado em Nossa Senhora do Socorro – SE, com três turmas de 7º ano do Ensino Fundamental dentro do componente Geografia. Durante a aplicação da Sequência Didática os alunos foram convidados a diversas experiências, entre pesquisas bibliográficas, discussões, técnicas do Teatro-Jornal e produção de uma cena teatral. Por meio dessas experiências, acredita-se ter contribuído para o avanço no desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes em relação à mídia e os problemas da sociedade brasileira, discutidos nas aulas de Geografia. |
Resumen : | The present work aims to report the research process for the TCC which consisted of producing and applying a Didactic Sequence proposed from the articulation between Newspaper Theatre and Critical Geography, as a pedagogical strategy aiming to stimulate students' critical thinking through the practical experience of the game and scenic creation, with groups 7th grade of Elementary School. Critical thinking is a vitally important competence to be developed in Brazilian education, as recommended by the National Common Curricular Base (BNCC) in its general competences. The Newspaper Theater proposed by Augusto Boal has as one of its objectives the development of critical thinking with ways to take action in search of a “liberation” of the people from the oppression of the dominant classes, an objective that is shared by the current of Critical Geography, theorized by Milton Santos. These two authors are the basis of this research, along with Jorge Larossa Bondía, who proposes the concept of Knowledge from Experience when discussing learning in the school environment. The research presented here was applied at Colégio Estadual João Batista Nascimento, located in Nossa Senhora do Socorro - SE, with three classes of 7th grade of Elementary School within the Geography component. During the application of the Didactic Sequence, students were invited to different experiences, including bibliographical research, discussions, Theater-Newspaper techniques and the production of a theatrical scene. Through these experiences, they were able to advance in the development of their critical sense in relation to the media and the problems of Brazilian society, discussed in geography classes. |
Palabras clave : | Teatro Ensino superior (UFS) Teatro-Jornal Geografia crítica Dramaturgia Nossa Senhora do Socorro, SE Colégio Estadual João Batista Nascimento (Nossa Senhora do Socorro, SE) Newspaper theatre Critical geography Knowledge of experience Critical thinking National Common Curricular Base (BNCC) Base Nacional Comum Curricular (BNCC) |
Área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIA |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DTE - Departamento de Teatro – São Cristóvão - Presencial |
Citación : | Jesus, Monaquelly Carmo de. Teatro-jornal vai à escola : teatro e geografia no desenvolvimento do pensamento crítico de estudantes do ensino fundamental. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Teatro) – Departamento de Teatro, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023 |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17831 |
Aparece en las colecciones: | Teatro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monaquelly_Carmo_Jesus.pdf | 895,31 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.