Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17855
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Jesus, Débora Mendes de | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-14T13:30:11Z | - |
dc.date.available | 2023-07-14T13:30:11Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Débora Mendes de. Aprendizagem inicial da leitura em “O leitor”. Itabaiana, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17855 | - |
dc.description.abstract | The present work describes the way in which the learning of reading by the main character of the film "The reader" was studied, with the purpose of analyzing it from the perspective of new teaching methodologies stemming from advances in neuroscience and linguistics. One observes in the film a condition of literacy evidenced by the character, from the use of reading and writing in social practices, even without her being able to interpret the language code. Such factors contributed to Hanna's performance with the language system. The initial results show that the methodology adopted in the film, although not based on current models, proved to be efficient, due to the willingness and interest of the learner to overcome the obstacle of reading, for the full exercise of their citizenship. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Leitores | por |
dc.subject | Ensino individualizado | por |
dc.subject | Reading | eng |
dc.subject | Readers | eng |
dc.subject | Individualized teaching | eng |
dc.title | Aprendizagem inicial da leitura em “O leitor” | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Reis, Mariléia Silva dos | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho descreve o modo como se deu a aprendizagem da leitura pela personagem principal do filme “O leitor”. Observa-se no filme uma condição de letramento evidenciada pela personagem Hanna, a partir da importância que ela atribui à utilização das práticas sociais de leitura e de escrita, mesmo sem ela saber interpretar o código linguístico. Tais fatores contribuíram para o desempenho de Hanna com o sistema linguístico. Os resultados evidenciam que a metodologia adotada no filme, embora não embasada em modelos atuais, mostrou-se eficiente, graças à vontade e ao interesse da aprendiz em vencer o obstáculo da leitura, para o exercício pleno de sua cidadania. | pt_BR |
dc.publisher.department | DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | Itabaiana | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Debora Mendes de Jesus_TCC.pdf | 529,12 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.