Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17879
Tipo de Documento: Monografia
Título: A construção da imagem do Papa Francisco na mídia: uma análise discursiva em capas de revistas
Autor(es): Andrade, Anailze de Jesus
Data do documento: 2017
Orientador: Tfouni, Fábio Elias Verdiani
Resumo: Esta pesquisa é conduzida por meio da Análise de Discurso de linha francesa e embasada nas abordagens desenvolvidas por Orlandi (2002) e outros autores da área. Traz discussões a respeito dos conceitos de sujeito, discurso, ideologia, formações discursivas, relações de forças, entre outros termos pertencentes a essa corrente teórica, e, paralelamente a isso, tem-se uma discussão a respeito da mídia e seu comportamento diante de acontecimentos gerais e sobre sua grande influência e poder de manipulação. Nosso intento maior é compreender de forma analítica como a figura do papa Francisco é trazida pela mídia, quais valores lhe são atribuídos e como o momento de eleição de um novo papa foi repercutido mundialmente. O gênero capa de revista foi selecionado para este estudo, formando assim um corpus com capas das revistas Veja, Carta Capital e da Época, num total de oito capas que estampam a imagem do papa Francisco, haja vista que são revistas renomadas e de grande influência no país, com suas mais diversificadas matérias e seus conteúdos de interesse de uma grande massa brasileira. Nesse sentido, nossas análises mostraram o quanto o estudo de teoria da AD se faz importante no desenvolvimento profundo e compreensão do discurso e dos sentidos que rondam as enunciações.
Abstract: This work is conducted through French Discourse Analysis and based on the approaches developed by Orlandi (2002) and other authors of the area. It brings discussions about the concepts of subject, discourse, ideology, discursive formations, relations of forces, among other terms belonging to this theoretical area, and, at the same tim to this, there is a discussion about the media and its behavior in the face of general events and about their great influence and power of manipulation. Our main aim is to understand in an analytical way how the figure of Pope Francisco is brought by the media, what values are attributed to him and how the moment of election of a new pope has been impacted worldwide. The magazine cover genre was selected for this study, thus forming a corpus with covers of magazines Veja, Carta Capital and Época, in a total of eight covers, which print the image of Pope Francisco, since they are renowned magazines and of great Influence in the country, with its most diversified subjects and contents of interest to a large Brazilian mass. In this sense, our analysis showed how the study of AD theory is important in the development and deep understanding of speech and senses which surround the enunciations.
Palavras-chave: Análise crítica do discurso
Linguagem e línguas
Mídia (Publicidade)
Entrevistas
Critical discourse analysis
language and languages
Media (Advertising)
Interviews
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Citação: ANDRADE, Anailze de Jesus. A construção da imagem do Papa Francisco na mídia: uma análise discursiva em capas de revistas. Itabaiana, SE, 2017.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17879
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anailze de Jesus Andrade_TCC.pdf702,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.