Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1791
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, José Wildson dos-
dc.contributor.authorVasconcelos, Carlos Alberto de-
dc.date.accessioned2016-05-31T14:03:29Z-
dc.date.available2016-05-31T14:03:29Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.citationSANTOS, J. W.; VASCONCELOS, C. A. Contribuições da disciplina Educação Física para promoção da igualdade na diversidade. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 7., 2013, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade - UFS, 2013. Disponível em: <http://educonse.com.br/viicoloquio/cdanais.asp?cod=230%20target=>. Acesso em: 31 maio 2016.pt_BR
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/1791-
dc.description.abstractNeste texto, buscou-se discutir formas de enfrentamento com os discentes referente ao desenvolvimento da percepção da igualdade na diversidade e da necessidade da presença do direito ao respeito à individualidade de cada ser na pluralidade da essência humana. Para que fosse alcançada essa meta, realizou-se uma pesquisa bibliográfica referente à temática diversidade e legalidade do respeito à individualidade, e em seguida utilizou-se o contexto das aulas de Educação Física Escolar, bem como da Cultura Corporal de Movimento para promover vivências e situações que buscassem despertar nos alunos o posicionamento crítico frente à diferença, seja ela biológica, social, cultural ou psíquica, levando-os ao questionamento e à busca da tomada de decisão para superação de preconceitos e discriminações na maioria das vezes infundadas e que nos afastam daquilo que o Ser Humano tem de mais bonito: a diversidade._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: In this text we aimed to discuss ways of coping with our students regarding the development of the perception of equality in diversity, the need for the presence of the right to respect for the individuality of each being in the plurality of the human essence. In order to achieve the goal we did a bibliographical research referring to the thematic diversity and respect for individuality, we use the context of the lessons of Physical Education and the contents of the Body Culture Movement to promote experiences and situations that seek to foster in students the critical stance against the difference, be it biological, social, cultural or psychological, leading them to question and searching for decision making to overcome prejudice and discrimination, in most of the time unfounded and that take us away from what the human being has as much beautiful: Diversity.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherGrupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade - UFSpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectRespeito à diferençapt_BR
dc.subjectPromoção da igualdadept_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectDiversitypt_BR
dc.subjectRespect for differencespt_BR
dc.subjectPromotion of equalitypt_BR
dc.titleContribuições da disciplina Educação Física para promoção da igualdade na diversidadept_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editorpt_BR
Aparece nas coleções:DEDI - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducacaoFisicaDiversidade.pdf5,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.