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dc.contributor.authorMota, Aline Santos-
dc.date.accessioned2023-08-01T15:50:31Z-
dc.date.available2023-08-01T15:50:31Z-
dc.date.issued2023-03-08-
dc.identifier.citationMOTA, Aline Santos. Dificuldades enfrentadas pelo aluno em um curso superior noturno: um estudo exploratório no curso de administração do campus Itabaiana na UFS. Itabaiana: 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17984-
dc.description.abstractStudent dropout is a delicate situation, student retention is essential for educational institutions, as students are the basis of their existence. This fact can be aggravated by retention, a condition of excessive permanence in the course by students who remain active at the university. Considering the context presented, the objective of the research was to identify and analyze the difficulties faced by the student of the graduation course in Administration at the Federal University of Sergipe – Campus Itabaiana. Data on evasion and retention of students from the UFS/ITA administration course provided by the institutional performance indicators superintendence was observed. A descriptive field research was carried out, in which we sought to present and list the difficulties that students face from entering the University to completing the course. The survey consisted of a questionnaire, made available via e-mail to 77 retained students, 62 of whom responded, with a non-probabilistic sample. Data quantification was performed using simple statistical techniques (percentages) and broken down into tables based on Tinto's (1993) variables and Favero's (2015) dimensions. It was observed that the female gender predominates and that the population is relatively composed of young people. The results indicate that 79% of students seek professional academic training and that when asked what factor determined the delay in completing the course, 48.4% declared that it was a personal reason, institutional factors also contributed to the delay in completing the course. of the reasons given, 54.4% declared that the course conclusion work is one of them. The students' perspective regarding the importance of interaction with the institution is high. Finally, as a way of expanding the study, it is important to compare the difficulties faced by students that lead to retention in the educational institution.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEvasão universitáriapor
dc.subjectPadrões de desempenhopor
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectUniversity dropouteng
dc.subjectPerformance standardseng
dc.subjectAdministrationeng
dc.titleDificuldades enfrentadas pelo aluno em um curso superior noturno: um estudo exploratório no curso de administração do campus Itabaiana na UFSpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Alessandra Nogueira-
dc.description.resumoA evasão de alunos é uma situação delicada, a conservação do aluno é essencial para as instituições de ensino, pois os alunos são a base de sua existência. Este fato pode ser agravado pela retenção, condição de permanência excessiva no curso pelos alunos que continuam com vínculo ativo na universidade. Considerando o contexto apresentado, o objetivo da pesquisa foi Identificar e Analisar as dificuldades enfrentadas pelo aluno do curso de graduação em Administração na Universidade Federal de Sergipe – Campus Itabaiana. Foi observado os dados de evasão e retenção dos alunos do curso de administração da UFS/ITA disponibilizados pela superintendência de indicadores de desempenho institucional. Realizou-se uma pesquisa de campo do tipo descritiva, na qual se buscou apresentar e listar as dificuldades que os estudantes enfrentam desde o ingresso na Universidade até conclusão do curso. A pesquisa foi composta por um questionário, disponibilizado via e-mail para 77 alunos retidos, 62 deles responderam, com uma amostra do tipo não-probabilística. A quantificação dos dados se deu por meio de técnicas de estatística simples (percentual) e destrinchados em tabelas baseando-se nas variáveis de Tinto (1993) e nas dimensões de Favero (2015). Observou-se que predomina o gênero feminino e que a população é relativamente composta de pessoas jovens. Os resultados apontam que 79% dos alunos buscam por formação acadêmica profissional e que quando questionados sobre qual fator determinou o atraso na conclusão do curso, 48,4% declararam que foi motivo pessoal, também colaboraram para o atraso na conclusão do curso fatores institucionais, dos motivos apresentados 54,4% declararam que o trabalho de conclusão de curso é um deles. A perspectiva dos alunos em relação a importância da interação com a instituição é alta. Por fim, como forma de ampliar o estudo é importante uma comparação entre as dificuldades enfrentadas pelos discentes que levam a retenção na instituição de ensino.pt_BR
dc.publisher.departmentDACI - Departamento de Administração – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAISpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
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