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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Silvio Oliveira Costa-
dc.date.accessioned2023-08-02T21:03:52Z-
dc.date.available2023-08-02T21:03:52Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17993-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofConstrução de um tubo de Kundt controlado por Arduino para o ensino de ondas estacionárias (Dissertação)pt_BR
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectArduino (Controlador programável)por
dc.subjectOndas estacionáriaspor
dc.subjectTubo de Kundtpor
dc.subjectOndas estacionáriaspor
dc.subjectVelocidade do sompor
dc.subjectScience, technology, engineering and mathematics (STEM)por
dc.titleConstrução de um tubo de Kundt controlado por Arduino para o ensino de ondas estacionáriaspt_BR
dc.typeProduto educacionalpt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza Junior, Edvaldo Alves de-
dc.description.resumoO produto educacional apresentado na sequência é fruto da dissertação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, da Sociedade Brasileira de Física, polo UFS em São Cristóvão/SE, denominada “Construção de um tubo de Kundt controlado por Arduino para o ensino de ondas estacionárias”. O projeto proposto tem como finalidade a construção do experimento tubo de Kundt, utilizando uma linguagem via Arduino, para o estudo de ondas estacionárias e frequências de ressonância, tendo em vista a produção de uma aprendizagem colaborativa e construtivista que propicie um ensino de Física mais atraente e eficaz. Toda sua elaboração, inclusive a sugestão de uma sequência didática, estão descritas nos tópicos seguintes. O experimento foi idealizado com o intuito de servir como instrumento para favorecer o desenvolvimento das funções mentais superiores dos alunos, na busca de alcançar a Zona de Desenvolvimento Proximal. Essa Zona deve ser acionada através das interações entre eles e seus signos já internalizados e diante da mediação do professor para obtenção de uma aprendizagem contextualizada, baseada na teoria Sociointeracionista de Vygotsky. O produto desenvolvido pode ser aplicado utilizando uma abordagem STEM Science, Technology, Engineering and Mathematics), propiciando o desenvolvimento de habilidades e competências ao abordar os conteúdos de forma integrada com as novas tecnologias e contextualizada com suas aplicações nas carreiras afins.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Física (recursos educacionais e técnicos)

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