Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18027
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorVilela, Igor Ribeiro-
dc.date.accessioned2023-08-04T14:25:07Z-
dc.date.available2023-08-04T14:25:07Z-
dc.date.issued2023-05-25-
dc.identifier.citationVilela, Igor Ribeiro. O BookTok e a disputa por poderes no campo editorial. São Cristóvão, 2023. Monografia (graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18027-
dc.description.abstractThe practices related to reading have undergone several transformations throughout history. Both in terms of the production, commercialization, and consumption of books, as well as in the way the appropriation of texts has been altered by the influence of digital culture development, what is perceived are changes that often subvert the logic of domination and open up space for new agents to consolidate their positions and objectives. In recent years, the establishment of a new literary community based on digital platforms has caused a great stir. BookTok has updated the possibilities related to literary reading, dissemination and criticism processes, with such force that it has made book sales skyrocket among the younger audience. In this paper, based on the theoretical-methodological assumption of Pierre Bourdieu's Theory of Social Fields, arguments will be presented that lead us to see the digital influencers of BookTok as agents of transformation in what is proposed as the editorial field. By possessing specific capitals, this group of individuals has bargained with the groups holding the largest share of power in this field and achieved benefits that were not available to them before. In this process, the encouragement of reading, as well as the definition of popular agendas, genres, and titles have been directly influenced by the BookTokers phenomenon.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectPropagandapor
dc.subjectMercado literáriopor
dc.subjectCampo editorialpor
dc.subjectTikTokpor
dc.subjectBookTokpor
dc.subjectLiterary marketeng
dc.subjectEditorial fieldeng
dc.subjectTikTokeng
dc.subjectBookTokeng
dc.subjectTheory of social fieldseng
dc.titleO BookTok e a disputa por poderes no campo editorialpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Aneas, Tatiana Güenaga-
dc.description.resumoAs práticas ligadas à leitura têm sofrido diversas transformações no decorrer da história. Tanto no que diz respeito à produção, comercialização e consumo do livro, como também na forma como a apropriação dos textos tem sido alterada por influência do desenvolvimento de uma cultura digital, o que se percebe são mudanças que, muitas vezes, subvertem a lógica da dominação em vigência e abrem espaço para que novos agentes consolidem seus posicionamentos e objetivos. Nos últimos anos, o estabelecimento de uma nova comunidade literária baseada no digital tem causado grande burburinho. O BookTok atualizou as possibilidades relacionadas aos processos de leitura, divulgação e crítica literárias, com uma força tamanha que tem feito as vendas de livros dispararem entre o público mais jovem. Neste trabalho, tendo como pressuposto teórico-metodológico a Teria dos Campos, de Pierre Bourdieu, serão apresentados argumentos que nos levam a enxergar os influenciadores digitais do BookTok como agentes de transformação no que se propõe como campo editorial. Pela posse de capitais específicos, esse grupo de indivíduos tem barganhado com os grupos detentores da maior parcela do poder neste campo e alcançado benefícios que, outrora, não estariam disponíveis para eles. Nesse processo, o incentivo à leitura, bem como a definição das pautas, gêneros e títulos populares têm sido diretamente influenciados pelo fenômeno dos BookTokers.pt_BR
dc.publisher.departmentDCOS - Departamento de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Comunicação Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Igor_Ribeiro_Vilela.pdf957,94 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.