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dc.contributor.authorAndrade, Letícia Monalisa dos Santos-
dc.date.accessioned2023-08-04T18:52:48Z-
dc.date.available2023-08-04T18:52:48Z-
dc.date.issued2023-06-12-
dc.identifier.citationAndrade, Letícia Monalisa dos Santos. Comunicação pública da educação em Sergipe : estudo de caso das assessorias da Seduc, Semed e UFS. São Cristóvão, 2023. Monografia (graduação em Jornalismo) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18044-
dc.description.abstractCommunication is indispensable for the existence of organizations, including public ones because public communication leads to citizenship through the dissemination of information of public interest and mediation between the organization and society. This work is a case study of the public communication made by three public organizations within the field of education in Sergipe: Secretaria do Estado e da Cultura (Seduc), Secretaria Municipal da Educação (Semed) and the Federal University of Sergipe (UFS). It has the purpose of understanding the work done by the communication department, analyzing which products and processes are aimed at public communication, what is directed to institutional communication, and how interaction with the public occurs. To do so, structured interviews were conducted with representatives of the three chosen organizations, also it was analyzed with a quantitative approach to the digital content produced. After obtaining this information, it was applied the Metodologia da Relação das Relações Públicas (MRRP), developed by Bianca Marder Dreyer, to obtain the diagnosis of the real level of the institutions' relationship with the public. Given the importance of the communication consultancy area, this study can bring contributions to students and professionals who have an interest in working in the area, as well as contribute as a reference for new practices by analyzing what was done by the organizations. The results show that public communication is the base of the content produced by the three organizations and is intertwined with institutional communication in order to not only guarantee public interest, but also to build a good organizational image for society.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectComunicação organizacionalpor
dc.subjectAssessoria de comunicaçãopor
dc.subjectComunicação públicapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectOrganization communicationeng
dc.subjectCommunication consultancyeng
dc.subjectPublic communicationeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectSecretaria do Estado da Educação e da Cultura (SEDUC)por
dc.subjectSecretaria Municipal da Educação (SEMED)por
dc.titleComunicação pública da educação em Sergipe : estudo de caso das assessorias da Seduc, Semed e UFSpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Bittencourt, Maíra-
dc.description.resumoA comunicação é indispensável para a existências das organizações, incluindo as públicas, uma vez que comunicação pública atua na garantia da cidadania por meio da divulgação de informações de interesse público e da mediação entre a gestão e a sociedade. O presente trabalho é um estudo de caso das assessorias de comunicação da Secretaria do Estado da Educação e da Cultura (Seduc), Secretaria Municipal da Educação (Semed) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com o qual busca-se compreender o trabalho realizado pelas assessorias, analisando quais produtos e processos se destinam a comunicação pública, comunicação institucional e como se dá a interação com o público. Para isso, foram realizadas entrevistas estruturadas com os representantes das assessorias escolhidas e análise dos conteúdos digitais produzidos, com abordagem quantitativa. Com essas informações, aplicouse a Metodologia da Relação das Relações Públicas (MRRP), desenvolvida por Bianca Marder Dreyer, para obter o diagnóstico do nível real da relação das instituições com o público. Diante do destaque da área de assessoria de comunicação, o presente trabalho pode trazer contribuições para estudantes e profissionais que possuam interesse em atuar na área, assim como contribuir como referência para novas práticas, ao analisar o que foi feito pelas assessorias. Como resultado, observou-se que a comunicação pública fundamenta o conteúdo produzido pelas Ascoms, e está aliada à comunicação institucional com intuito de não só garantir o interesse público, como também construir boa imagem perante a sociedade.pt_BR
dc.publisher.departmentDCOS - Departamento de Comunicação Social – Jornalismo – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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