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dc.contributor.authorMatos, Cristiane Ribeiro Batista-
dc.date.accessioned2023-08-08T22:40:24Z-
dc.date.available2023-08-08T22:40:24Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationMATOS, Cristiane Ribeiro Batista. Eu não fiquei parado : um olhar sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas durante a pandemia da Covid-19 direcionadas aos alunos surdos. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18069-
dc.description.abstractThe present study proposes to investigate pedagogical practices that were developed during the Covid-19 pandemic with regard to science and mathematics education in Libras, observing the use (or not) of technological instruments in a state school. It is perceived that the deaf need to be included in the technological era in order to, in this way, feel an active part in the educational process, and, for this, it is necessary to observe that, at the present time, several resources are available, which demand knowledge for its application. But are they available for use by schools? In order to carry out a thought-provoking debate about the intersections on the subject, it relies on the subsidies of some theorists and scholars, such as: Libâneo (1994), Barbosa e Souza (2010), Vygotsky (2008, 2010, 2011, 2012 and 2016), Sales, Penteado and Moura (2015), Fava (2018), Führ (2018), Passos (2022), among others, who highlighted the theme. In order to reach the objectives, a bibliographical, descriptive and qualitative research was applied, for which it was supported by legislation, specific books, scientific articles and thesis/dissertations to analyze whether, truly, there are encounters between the pedagogical practices, the technological instruments available and teaching science and mathematics to the deaf. It also used a collection of information about the feelings of teachers through interviews. As a result, it is perceived that one cannot idealize an evolved society without thinking of ways to really include everyone in society, unfolding this knowledge to include the disabled person, in this approach, the deaf person. Knowledge has been presented as a true and effective tool to proceed, in this sense, competence and skill are needed, since science is the foundation and from it the inclusion process has greater possibilities of being carried out consistently.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação de surdospor
dc.subjectPedagogia críticapor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectLíngua brasileira de sinais (Libras)por
dc.subjectInovações tecnológicaspor
dc.subjectAlunos surdospor
dc.subjectCiênciaspor
dc.subjectInstrumentos tecnológicospor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectPráticas pedagógicas na pandemiapor
dc.subjectDeaf studentseng
dc.subjectScienceseng
dc.subjectTechnological instrumentseng
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectPedagogical practices in the pandemiceng
dc.titleEu não fiquei parado : um olhar sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas durante a pandemia da Covid-19 direcionadas aos alunos surdospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Charlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.description.resumoO presente estudo propõe-se a investigar práticas pedagógicas que foram desenvolvidas durante a pandemia de Covid-19 no que concerne à educação de ciências e matemática em Libras, observando sobre o uso (ou não) de instrumentos tecnológicos em uma escola estadual. Percebe-se que o surdo necessita ser incluído na era tecnológica com a finalidade de, dessa maneira, sentir-se parte ativa no processo educacional, e, para isso, precisa observar que, na atualidade,se dispõe de vários recursos, os quais demandam conhecimento para a sua aplicação. Mas estão disponíveis para utilização pelas escolas? Com o propósito de efetivar um debate instigante acerca das interseções sobre o tema conta-se com os subsídios de alguns teóricos e estudiosos, tais como: Libâneo (1994), Barbosa e Souza (2010), Vygotsky (2008, 2010, 2011, 2012 e 2016), Sales, Penteado e Moura (2015), Fava (2018), Führ (2018), Passos (2022), entre outros, que ressaltaram a temática. Para alcance dos objetivos, aplicou-se uma pesquisa bibliográfica, descritiva e qualitativa para a qual esteve sustentada em legislação, livros específicos, artigos científicos e tese/dissertações para analisar se, verdadeiramente, há encontros entre as práticas pedagógicas, os instrumentos tecnológicos disponíveis e o ensino de ciências e matemática para surdos. Também se utilizou de um apanhado de informações sobre o sentimento de professores por meio de entrevistas. Como resultado, percebe-se que não se pode idealizar uma sociedade evoluída sem pensar maneiras para incluir realmente a todos na sociedade, desdobrando este saber para incluir a pessoa com deficiência, nesse enfoque, o surdo. O conhecimento tem se apresentado como verdadeira e efetiva ferramenta para o proceder, nesse sentido, precisa-se competência e habilidade, pois a ciência é o fundamento e a partir dela o processo de inclusão tem maiores possibilidades de se realizar consistentemente.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Souza, Rita de Cácia Santos-
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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