Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18070
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Cassiana dos Santos-
dc.date.accessioned2023-08-08T23:04:47Z-
dc.date.available2023-08-08T23:04:47Z-
dc.date.issued2023-05-29-
dc.identifier.citationSOUZA, Cassiana dos Santos. Concepções sobre saúde apresentadas por alunos em uma escola quilombola: um diagnóstico da literacia em saúde e as propostas curriculares em ciências. 2023. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18070-
dc.description.abstractChildhood is a stage of life of many discoveries and learning, it is at this time that children develop communication skills and skills to discuss different information. Due to these characteristics, it is possible to motivate them to take care of their health and to interpret information to increase their ability to make assertive health decisions. However, there are social factors that place many children in situations of vulnerability, among which we can highlight social factors such as culture and ethnic-racial aspects, which interfere with children's health concepts. Based on this assumption, this work aimed to analyze the conceptions about health presented by 5th grade students in a quilombola school in Simão Dias/SE; identify explanatory models of childhood health of school-age students in a quilombola school; recognize evidence of health literacy in childhood of 5th grade students in a quilombola school and analyze the propositions of the science curriculum for the cross-cutting theme of health. The present study was exploratory, with qualitative analysis, of the case study type. As a data analysis technique, Content Analysis (CA) proposed by Bardin was used, with the application of a questionnaire to recognize signs of literacy and a diagnosis of conceptions about health, through a drawing. 24 students participated in the research, with an age group between 9 and 12 years old. Thus, through the research, we can conclude that children still have reductionist conceptions about health, but understand the importance of health for their well-being, and the importance of prevention and health assessment for quality of life. They show evidence of health literacy and show potential for making decisions about health, which is why the role of school and Science Education in childhood is important in order to awaken in children a commitment to their body and mind and, consequently, to their life.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectBem-estarpor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectLiteracia em saúdepor
dc.subjectInfancyeng
dc.subjectConceptionseng
dc.subjectHealth literacyeng
dc.subjectScience teachingeng
dc.titleConcepções sobre saúde apresentadas por alunos em uma escola quilombola: um diagnóstico da literacia em saúde e as propostas curriculares em ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Wellington Barros da-
dc.description.resumoA infância é uma etapa da vida de muitas descobertas e aprendizados, é nesse momento que as crianças desenvolvem habilidades de comunicação e competências para discutir diferentes informações. Devido a essas características que é possível motivá-las a cuidar da sua saúde e a interpretar informações para elevar a capacidade de tomada de decisões assertivas em saúde. No entanto, existem fatores sociais, ambientais, econômicos e políticos, que colocam muitas crianças em situações de vulnerabilidade, dentre estes pode-se destacar a cultura, aspectos étnicos-raciais, saneamento básico, que interferem nas concepções de saúde das crianças. Partindo desse pressuposto, este trabalho teve o intuito de: 1) analisar as concepções sobre saúde apresentadas por alunos do 5° ano em uma escola quilombola em Simão Dias/SE; 2) identificar modelos explicativos de saúde na infância de alunos em idade escolar em uma escola quilombola; 3) reconhecer indícios de literacia em saúde na infância dos alunos do 5° ano em uma escola quilombola e 4) identificar as proposições do currículo de ciências para a temática transversal saúde. O presente estudo foi exploratório, com análise qualitativa, do tipo estudo de caso. Como técnica de análise de dados foi utilizada a Análise de Conteúdo (AC) proposta por Bardin, ocorrendo aplicação de um questionário para reconhecer indícios de literacia e um diagnóstico das concepções sobre saúde, através de um desenho. Participaram da pesquisa 24 alunos, com uma faixa etária entre 9 a 12 anos. Assim, através da pesquisa podemos concluir que em sua maioria as crianças possuem concepções sobre saúde consideradas reducionistas, mas apesar disso, compreendem a importância da saúde para seu bem-estar, e a importância da prevenção e avaliação da saúde para a qualidade de vida, elas apresentaram indícios de literacia em saúde e mostram-se potenciais para tomar decisões sobre saúde de acordo com seus discursos e falas. Por isso, é importante o papel da escola e do Ensino de Ciências na infância de maneira a despertar nas crianças o compromisso com o seu corpo e mente e consequentemente com sua vida.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CASSIANA_SANTOS_SOUZA.pdf2,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.