Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18081
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNeco, Douglas Santos-
dc.date.accessioned2023-08-10T14:34:31Z-
dc.date.available2023-08-10T14:34:31Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.citationNECO, Douglas Santos. Estratigrafia da memória e do esquecimento: uma análise da coleção afro do Museu Galdino Bicho (IHGSE). 2023. 154 f. Dissertação (Mestrado em Arqueologia) - Campus de Laranjeiras, Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18081-
dc.description.abstractIn the mid-1946s, the Historical and Geographical Institute of Sergipe – IHGSE received a donation of objects of material culture, the result of seizures by the then police chief of the state of Sergipe, objects that came from afro-religious communities in the city of Aracaju/ SE. Soon after receiving them, they were integrated into the collections of the Galdino Bicho Museum, undergoing a process of musealization, these materialities have since then been under the institution's custody. However, even after more than seventy-six years, little is known about these objects. Thus, this dissertation sought through the investigative field to identify, document and highlight this collection by performing a stratigraphy of memories. Taking into account the paths of discursive relations between archeology, heritage and society, it was possible to problematize the uses and management of collections, coming from the archaeological field and/or acquired by other means, being musealized or not in cultural institutions, museums, among others. We base the questions present in this dissertation based on the perspectives that involve the discourse of materialities through the lens of archeology and museology, understanding their interdisciplinarity, highlighting decolonial processes to compose reflections in archeology, and establish processes of social reparation through sensitive goods. In this sense, the decoloniality of thought composes these positions as guides for critical thinking. Within this perspective, it was possible to measure possibilities of resignifications, restitutions that can lead to a process of reparation for historically subaltern Afro-religious communities.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectArqueologiapor
dc.subjectMuseologiapor
dc.subjectCultura materialpor
dc.subjectCultura afro-brasileirapor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectGaldino Bicho Museumeng
dc.subjectAfro Collectioneng
dc.subjectStratigraphy of memorieseng
dc.subjectArcheologyeng
dc.subjectRepaireng
dc.subjectCultural Assetseng
dc.titleEstratigrafia da memória e do esquecimento: uma análise da coleção afro do Museu Galdino Bicho (IHGSE)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Aguiar, Fernando José Ferreira-
dc.description.resumoEm meados da década de 1946, o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe – IHGSE recebeu uma doação de objetos de cultura material, frutos de apreensão pela então chefatura de polícia do estado de Sergipe, objetos estes provenientes de comunidades afrorreligiosas da cidade de Aracaju/SE. Logo após o recebimento foram integradas aos acervos e coleções do Museu Galdino Bicho, passando por um processo de musealização, essas materialidades desde então se encontram sob a guarda da instituição. Contudo, mesmo após mais de setenta e seis anos, pouco se sabe a respeito desses objetos. Desse modo, essa dissertação buscou através do campo investigativo identificar, documentar e evidenciar essa coleção efetuando uma estratigrafia de memórias. Levando em consideração os caminhos de relações discursivas entre arqueologia, patrimônio e sociedade foi possível problematizar os usos e gestão das coleções, provenientes do campo arqueológico e ou adquiridos por outras meios, estando musealizados ou não em instituições culturais, museus entre outros. Fundamentamos os questionamentos presentes nesse inscrito dissertativo com base nas perspectivas que envolvem o discurso das materialidades através das lentes da arqueologia e museologia compreendendo suas interdisciplinaridades, destacando os processos decoloniais para compor as reflexões na arqueologia, e estabelecer processos de reparação social através dos bens sensíveis. Neste sentido a decolonialidade do pensamento compõe esse essas colocações enquanto norteadores do pensamento crítico. Dentro dessa perspectiva foi possível mensurar possibilidades de ressignificações, restituições que podem ocasionar em um processo de reparação para com as comunidades afrorreligiosas historicamente subalternizada.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Arqueologiapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIA::TEORIA E METODO EM ARQUEOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localLaranjeiraspt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Arqueologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOUGLAS_SANTOS_NECO.pdf6,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.